vide
Da Redacion e Terra , Santos |
09/10/2014 às 21:51
Damião 1x0 e mandando neguinho calar a boca
Foto: Futura Press
Nada como um dia após o outro. Leandro Damião calou seus criticos dois após ser chamado publicamente de "pangaré" pelo ex-presidente do clube, Luis Álvaro Ribeiro, Damião reagiu, parecia outro. Manteve as declarações contidas sobre o assunto, ao seu estilo mais característico fora das quatro linhas, mas respondeu em campo, com um gol, um quase gol de bicicleta e atuação convincente na Vila Belmiro. O camisa 9 deu na noite desta quinta a esperança de que ainda pode voltar a sua melhor fase na carreira.
O primeiro aviso aconteceu logo com 1min, na blitz ofensiva do Santos, quando teve a segunda chance de marcar, cabeceando próximo ao gol de Marcelo Lomba. Aos 10, o prêmio ensaiado. Em cruzamento do argentino Patito Rodriguez, contou com um desvio decisivo em sua cabeçada para marcar o primeiro.
Damião passou, então, a protagonizar constante movimentação pela ponta esquerda e brigou, principalmente, pelas jogadas no meio de campo, setor que mais procurou durante todo o confronto, segundo o Footstats.
A conta poderia ter sido maior já no primeiro tempo, com duas boas chances desperdiçadas. Primeiro, aos 31min, após receber bom lançamento e chutar para fora, pressionado por dois defensores, mas, principalmente, aos 39, quando protagonizou o lance mais plástico da partida: uma bicicleta.
A jogada foi criação própria, já que recebeu na entrada da área, preteriu um giro e levantou a bola para executar a jogada plástica, que levantou a torcida. A bola passou próxima ao gol de Lomba. Finalizou quatro das nove tentativas santistas no primeiro tempo.
No retorno para o segundo tempo, retomou o ímpeto criando boa jogada com Patito, que perdeu cara a cara com Lomba. Ainda tentou brigar pelas jogadas, a principal delas envolvendo uma disputa mais ríspida o goleiro adversário, prova da sua vontade, mas viu o Santos parar, esperar o Bahia no contra-ataque. Foi substituído aos 25min por Leandrinho, com direito a raros aplausos sem vaias em sua tragetória no Santos.
Damião, agora vice-artilheiro da era Enderson Moreira, vai reencontrando com um antigo conhecido a paz que não teve desde a chegada ao Santos. Sem aumentar a polêmica, a boa atuação, pelo menos por enquanto, abafa os problemas em torno das altas cifras que o cercam.