vide
GE , França |
04/10/2014 às 11:14
Keer conseguiu as melhores ondas e venceu a prova
Foto: ASP
O australiano Josh Kerr deu fim a caminhada do brasileiro Gabriel Medina em Hossegor, na França. Na manhã deste sábado, pelas quartas de final, o garoto de Maresias não encontrou boas ondas e acabou eliminado da antepenúltima etapa do Circuito Mundial de surfe. Medina segue líder do ranking mundial, somando 5.200 pontos, indo para um total de 56.550. Os brasucas Miguel Pupo e Jadson André seguem na briga pelo título da etapa.
Fora, o brasileiro terá que "secar" o 11 vezes campeão do mundo Kelly Slater, que segue vivo e ainda cai na água na última bateria das quartas de final, que deve acontecer no domingo, 5. Se vencer a etapa em Hossegor, o americano vai para 54.850 pontos (ele ganha 10 mil pontos com o título), ficando mais perto do paulista com duas etapas a serem corridas: Peniche (Portugal) e Pipe Masters (Havaí).
Para definir o campeão mundial, são contabilizados na pontuação final os nove melhores resultados, ou seja, Medina abriria mão de dois resultados, o 13º no Rio de Janeiro e o 9º lugar em Bells Beach, na Austrália. Já Slater teria que abrir mão de um 13º e um 5º lugar, até agora. Vencendo na França, ele melhora sua situação nos descartes e pode complicar o brasileiro.
Com as quedas de Joel Parkinson e Mick Fanning, e com duas etapas a serem corridas, a disputa pelo título fica praticamente entre Medina e Slater. O australiano Joel Parkinson, que entrou na França como o terceiro do ranking, caiu ainda no round 3, e soma apenas 500 pontos, indo para 41.850. Já Mick Fanning, mesmo eliminado no round 5, leva 4 mil pontos, indo para 43.600, assumindo o terceiro lugar. Ambos só poderiam ser campeões caso vencessem as duas últimas etapas e Medina e Slater tivessem desempenho amargo em Peniche e Pipeline. O mesmo serve para John John Florence, que corre muito por fora e teria que vencer as três etapas finais para chegar a pontuação próxima ou ultrapassá-los.
MEDINA SOMA APENAS 8,90
Nas quartas de final, Gabriel Medina voltou a encarar o australiano Josh Kerr. Dias antes, no round 4, o brasileiro não tomou conhecimento dele e de John John Florence, passando fácil para as quartas de final. Desta vez, porém, no duelo homem a homem, foi Medina quem não encontrou boas ondas. O brasileiro teve um somatório de 8,90, com ondas no valor de 4,17 e 4,73. O garoto de Maresias tentou cinco ondas, mas nada deu certo.
Já Kerr pegou sete ondas e conseguiu um 7,00 e um 5,83, fechando com 12,83 a bateria, nota nem tão alta assim, mas suficiente para avançar para as semifinais. Na próxima bateria, o australiano irá encarar o garoto havaiano John John Florence, que arrepiou neste sábado. No round 5, contra o atual campeão mundial e da etapa da França, Mick Fanning, Florence teve um 9,90 e um 10, fechando a bateria com 19,90. Depois, nas quartas, eliminou o americano Kolohe Andino, com um 9 e um 7, fechando com 16.
Se Medina caiu nas quartas, Kelly Slater segue na briga pelo título da etapa. Na repescagem do round 5, ele venceu Taj Burrow com um 9,07 e um 6,17, somando 15,24. Agora, nas quartas de final, seu rival será o sul-africano Jordy Smith. Se vencer, Slater pega nas semifinais um brasileiro, Miguel Pupo ou Jadson André, que podem ajudar Medina na briga pelo título, parando o "careca".
BRASIL SEGUE NA BRIGA PELA ETAPA
Se Medina caiu, Miguel Pupo e Jadson André seguem vivos. Eles duelam por uma vaga nas semifinais na primeira bateria da próxima chamada, possivelmente no domingo pela manhã na França. Pupo já estava nas quartas de final. Antes do "stand by" da sexta-feira, ele venceu Kelly Slater no round 4. Já Jadson André teve que remar na repescagem do round 5 para avançar às quartas. Ele derrubou outro brasileiro, Filipe Toledo, com um 9,23 (5,83 + 3,40), contra um 5,33 de Toledo.
Veja os confronto das quartas de final
Bateria 1: Kolohe Andino-EUA 9,17 x 16,00 John John Florence-HAV
Bateria 2: Gabriel Medina-BRA 8,90 x 12,83 Josh Kerr-AUS
Bateria 3: Miguel Pupo-BRA x Jadson André-BRA
Bateria 4: Jordy Smith-AFS x Kelly Slater-EUA
Semifinais
Bateria 1: John John Florence-HAV x Josh Kerr-AUS
Bateria 2: Kelly Slater-EUA ou Jordy Smith-AFS x Miguel Pupo-BRA ou Jadson André-BRA