Esporte

Medina e Pupo avançam às quartas, e Kelly Slater vai para a repescagem

Americano, que é 11 vezes campeão mundial, tem performance ruim e chega a dar um soco na água de raiva
G1/Globoesporte | 02/10/2014 às 19:20

Gabriel Medina entrou muito confiante na quarta rodada. Afinal, ao vencer o terceiro round, já sabia que não poderia perder a liderança do ranking mundial. Por isso, mesmo enfrentando adversários de alto nível, como John John Florence e Josh Kerr, ele esteve tão tranquilo que passou sem dificuldade pela segunda bateria da quarta rodada e, desse modo, avançou para as quartas de final da etapa de Hossegor, na França, válida pelo Circuito Mundial de surfe. A primeira onda do paulista de 20 anos, aliás, foi seu melhor momento na bateria. 

Depois dele, Kelly Slater, seu principal rival na briga pelo título, foi para a água com os brasileiros Filipe Toledo e Miguel Pupo como rivais e sofreu. O americano, que é 11 vezes campeão mundial, teve uma performance abaixo do esperado e, no fim, até deu um soco na água de raiva. Pupo acabou avançando direto para as quartas, e Filipinho vai com Slater para a repescagem. Jadson André também disputará a quinta fase.

- Eu estava me sentindo bem. As ondas finalmente apareceram, consegui boas ondas, me senti bem com a prancha – a minha prancha boa quebrou. Consegui minha primeira onda, foi um nove. Foi uma boa onda, tive sorte ali. Eu só tento surfar bem em toda bateria, mesmo que eu perca, quero surfar bem - comentou Medina na transmissão do torneio.

Explorando sempre o topo das ondas, Gabriel Medina conseguiu de cara um 9,00 e saiu comemorando. Os rivais não chegaram perto dessa nota. A máxima de Josh Kerr foi um 5,43, e a de John John, 3,00. Mesmo tendo sofrido uma queda de rendimento, Medina conseguiu somar 16,17 com um 7,17 em sua última onda. Assim, se garantiu na próxima fase. Enquanto isso, seus rivais seguem para a repescagem. Com a classificação, Medina garante no mínimo o quinto lugar na etapa. Na bateria de Slater, a briga foi mesmo entre Pupo e Filipinho. O primeiro levou a melhor com somatório de 12,83, contra 12,00 do compatriota e apenas 6,60 do americano.

Na última bateria do dia, o sul-africano Jordy Smith dominou a disputa e avançou com tranquilidade para as quartas. Campeão em Trestles, ele tirou notas 9,17 e 6,50 para somar 15,67, mandando o australiano Taj Burrow (10,60) para a repescagem contra Kelly Slater. O brasileiro Jadson André não se encontrou, somou apenas 5,17 (3,40 e 1,77) e também disputará a quinta fase, contra o compatriota Filipe Toledo.

Após oito fases já disputadas, o brasileiro segue liderando a temporada com 51,350 pontos, seguido diretamente por Kelly Slater (2º, com 44.850) e Parkinson (3º, 41.350). Em sétimo lugar, Mineirinho é o segundo melhor brasileiro no campeonato, deixando para trás Pupo (16º), Filipinho (21º), Alejo Muniz (27º), Jadson (29º) e Raoni Monteiro (35º). Alejo e Raoni caíram na repescagem e já foram eliminados em Hossegor.