Esporte

BRASIL conquista medalha de ouro na Rússia com a judica Mayra Aguiar

vide
Terra , Rússia | 29/08/2014 às 11:02
Mayra venceu a francesa Audrey na final
Foto: EFE
A judoca brasileira Mayra Aguiar (71 kg) é campeã do mundo em Chelyabinsk, na Rússia. Ela venceu na final a francesa Audrey Tcheumeo. Com o resultado, o Brasil conquista sua segunda medalha na competição e seu primeiro ouro. Na terça-feira, Érika Miranda conquistou o bronze na categoria 52 quilos.

Mayra projetou Tcheumeo em wazari faltando pouco mais de dois minutos para o fim da luta. A francesa tentou de tudo para reverter a situação, mas a brasileira se defendeu muito bem no tempo restante e só esperou o cronômetro zerar para conquistar seu primeiro ouro em um Mundial.

O bronze ficou com a atual campeã olímpica, a norte-americana Kayla Harrison, que venceu nos critérios de desempate a portuguesa Yamiha Ramirez.

Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Mayra já tinha subido ao pódio três vezes em Mundiais, faturando a prata em Tóquio 2010 e o bronze em Paris 2011 e no Rio de Janeiro, no ano passado.

A jovem gaúcha de 23 anos é segunda mulher brasileira a conquistar um título mundial de judô, depois de Rafaela Silva, em 2013, no Rio de Janeiro.

As outras lutas

Mayra estreou com boa vitória sobre a italiana Assunta Galeone. A brasileira jogou a adversária duas vezes por wazari . Nas oitavas de final, contra a espanhola Laia Talarn, ela conseguiu mais um wazari em pouco mais de um minuto de luta. Faltando 45 segundos para o fim, Mayra efetuou um yuko e depois só esperou o cronômetro zerar para avançar de fase.

Nas quartas de final, a vítima foi a russa Alena Kachorovskaya. Mayra dominou a pegada, fazendo com que a russa fosse punida duas vezes ainda no primeiro minuto de luta. Quando já era muito superior, a brasileira finalizou o duelo com um ippon usando o kotoso-gare.

Diante da algoz norte-americana Kayla Harrison, que derrotou Mayra nos Jogos Olímpicos de Londres-2012, a brasileira foi superior durante todo o duelo da semifinal. Com mais agressividade na pegada, ela primeiro conseguiu um yuko e depois efetuou um wazari, abrindo 11 a 0. Depois, Mayra só se defendeu e esperou o cronômetro zerar para vencer a revanche de Londres.

Com a vitória, Mayra empatou no retrospecto entre as duas judocas. Agora são seis vitorias para cada lado.