Apesar de o Barcelona ainda não ter divulgado o boletim médico que libera Neymar, como é a prática comum do clube, o atacante está recuperado. Na manhã desta quinta-feira, ele participou de todo o treinamento de Luis Enrique, junto com o resto do grupo, mais uma vez. A volta total do atacante acontece dias antes do prazo previsto, de seis semanas, que se completam na próxima sexta-feira.
Liberado para se exercitar há nove dias, mesmo ainda com leve dor na região da vértebra onde sofreu a lesão que o tirou da Copa do Mundo, Neymar seguiu evoluindo com rapidez. Na última quarta-feira, ainda separado do resto do elenco, fez o primeiro trabalho em dois períodos desde sua apresentação no dia 5 de agosto. Agora, já treina com seus companheiros normalmente.
Pela melhora apresentada pelo brasileiro, que corre para estar à disposição de Luis Enrique e mostrar serviço ao novo treinador, suas possibilidades de estrear já na próxima segunda-feira, no troféu Joan Gamper, contra o León, aumentam. Na semana passada, o médico responsável pelo caso de Neymar, Enric Cáceres, disse que o atleta chegaria na partida em condições de jogar alguns minutos no segundo tempo, mas recomendava ao clube esperar.
No entanto, pela evolução demonstrada na recuperação, o torcedor do Barcelona poderá ver Neymar em campo por mais tempo na segunda, caso a comissão técnica decida utilizá-lo. O confronto com o time mexicano será o último da pré-temporada do Barcelona, e o clube utiliza Neymar como garoto propaganda em material de divulgação pela cidade.
Luis Enrique ainda não conseguiu definir um time titular na pré-temporada. Nesta quinta, Xavi, Bartra e Ter Stegen não treinaram, e ficaram fazendo tratamento de lesões. Além da volta de Neymar, o técnico ainda aguarda a chegada de Suárez, que terá o resultado da apelação diante do TAS divulgado nesta quinta-feira, e pode até ser liberado para o Joan Gamper.