Esporte

Imprensa chilena fala em jogo de infartar e exalta a La Roja e Medel

vide
Terra , Santiago do Chile | 29/06/2014 às 09:13
O bom jogador Medel, do Chile
Foto: Reuters
O Chile caiu com requintes de drama e crueldade neste sábado, após derrota nos pênaltis para o Brasil, no Mineirão, pelas oitavas de final da Copa do Mundo. Contudo, para a imprensa do país sul-americano, a seleção caiu de pé. Em partida "histórica" e "de infartar", os chilenos exaltaram a atuação "corajosa" da "La Roja", mas também lamentaram terem ficado tão próximos de uma "façanha". 

A publicação La Cuarta cravou logo em seu título o sentimento da partida: "De infartar! Brasil se salvou com as traves e com os pênaltis". No texto, o periódico destaca a atuação "inesquecível" do Chile e exalta o orgulho maior ainda de ser chileno, mesmo após a eliminação. "Estivemos a um passo de fazer história", lamentou o jornal, que destacou o barulho dos chilenos, em minoria no Mineirão, e o choro de Gary Medel que comoveu o país chileno. 

Já o La Nación lembrou que a seleção "roçou a façanha". A atuação dos jogadores também foi citada, principalmente pelo brio: "Chile lutou durante os 120 minutos e deixou tudo no gramado". A publicação ainda aponta que a seleção sul-americana "gerou pânico no Brasil" e que a "eliminação foi tão dolorosa quanto injusta". 

O sentimento de frustração também é passado pelo La Tercera. "Chile se despede do Brasil com o coração inchado", manchetou o jornal, em seu site. A partida exuberante do Chile, ainda assim, é exaltada em diversos termos: "de primeiro nível", "fez os pentacampeões sofrerem em sua casa", "gladiadores chilenos", "partida que entrará para a história".

Entre todos os sites, uma certeza é passada: o orgulho pela atuação do Chile contra o Brasil, melhor do que nas eliminações de 1962, 1998 e 2010. Mesmo assim, a equipe sul-americana amargou a quarta queda em Copa do Mundo para a Seleção Brasileira.