Navegador solitário que cruzou Atlântico entrega bandeira ao provedor da Santa Casa da Bahia
Varjão Associados , Salvador |
11/06/2014 às 16:43
Navegador com o provedor Roberto Sá Menezes
Foto: VARJÃO
O navegador solitário português Ricardo Diniz entregou nesta quarta-feira (11) a bandeira da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa, uma das patrocinadoras da expedição "FlyTAP", ao provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, Roberto Sá Menezes.
O ato aconteceu na sede administrativa da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, na Pupileira, onde o velejador foi recepcionado com um almoço, juntamente com amigos, familiares, o cônsul de Portugal, José Manuel Lomba, o prefeito de Peniche, António José Correia e integrantes da equipe "FlyTAP".
"Entregar essa bandeira foi uma das missões que tive quando saí de Lisboa", disse o Ricardo Diniz. "Olha, sofri muito. Foi uma viagem dura. Mas é um prazer cumprir metas, sonhos, objetivos", acrescentou o velejador que, no último domingo (8) completou o percurso Lisboa-Salvador, sozinho, numa embarcação à vela, após 42 dias de viagem, com escalas na Ilha da Madeira e em Cabo Verde.
O provedor Roberto Sá Menezes congratulou o navegador, ressaltou o brilhante feito e apresentou-lhe um vídeo institucional, resumindo a história secular e o trabalho social da Santa Casa da Bahia.
Ao lado do vice-provedor Luiz Fernando Studart de Queiroz e de gestores da instituição, Roberto Sá Menezes ressaltou que a façanha do Português é um exemplo de superação, determinação, técnica e força de vontade. "Ele nos trouxe uma mensagem positiva de motivação", acrescentou.
O objetivo da Expedição, patrocinada pela empresa aérea portuguesa, é inspirar os jogadores da seleção que disputam a Copa do Mundo no Brasil, inclusive com um jogo em Salvador, no dia 16. O navegador solitário trouxe também a bordo uma grande garrafa com mensagens escritas em papel de cortiça.
"Queremos mostrar ao mundo o que Portugal tem de melhor. As nossas cores, os sabores, a arte e a modernidade de um país que acredita, sempre", comemorou o navegador. Ele conta que passou por momentos de dificuldades. "Foram momentos até de desesperos e grande ansiedade. Mas venci", contou ele.
Luís Figo, o mais internacional dos jogadores de futebol de Portugal, e a cantora brasileira, Roberta Sá, foram os padrinhos dessa expedição, que foi anunciada logo após o jogo que Portugal garantiu classificação para participar da Copa do Mundo, ao vencer a seleção da Suécia, por 3x2.