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Massa bate forte no fim, e Ricciardo vence o GP do Canadá

Em corrida emocionante, australiano desbanca "imbatível" Mercedes nas voltas finais, passa Rosberg e leva GP do Canadá. Brasileiro sofre acidente ao tentar passar Pérez
Globo , Canadá | 08/06/2014 às 17:42
Felipe Massa bateu forte na última volta do GP do Canadá
Foto: Reuters
O que parecia impossível aconteceu. O “Império de Prata” construído pela Mercedes em 2014, finalmente, foi desbancado. Os problemas que tiraram Lewis Hamilton da prova e provocaram a queda de rendimento de Nico Rosberg durante várias voltas incendiaram a o GP do Canadá, válido pela sétima etapa da temporada, e deixaram a briga pelo pódio e pela vitória totalmente aberta no Circuito Gilles Villeneuve, em Montreal. Em voltas finais eletrizantes, Rosberg segurava um pelotão composto por Sergio Pérez (Force India), Daniel Ricciardo (RBR), Sebastian Vettel (RBR)  e Felipe Massa (Williams)

. E foi o australiano da RBR, grande revelação da temporada, o responsável pela façanha de desbancar as “Flechas de Prata” ao se livrar de Pérez, ultrapassar Rosberg e conquistar o inesperado triunfo. Na última volta, o brasileiro – que ainda sonhava com um lugar no pódio – tentou dar o bote em cima do mexicano da Force India, mas os dois acabaram se chocando e acertando com força as proteções de pneus (veja no vídeo acima). Apesar do impacto, ambos os pilotos estão bem. Vettel, que por muito pouco não foi abalroado na batida, conseguiu assegurar a terceira colocação. 

Na cerimônia do pódio, o indefectível sorriso de Ricciardo mal cabia em sua boca. Nada mais justo, afinal a merecida vitória vem coroar o impressionante início de temporada do jovem talento, que tem ofuscado o tetracampeão Vettel na RBR.

A corrida

Em uma largada de tirar o fôlego, Hamilton partiu melhor, chegou a ficar à frente de Rosberg, mas o alemão deu um “chega prá lá” no britânico e retomou a ponta. Tendo que espalhar um pouco, o campeão mundial acabou perdendo o segundo lugar para Vettel. Massa, que largou em quinto logo atrás de Bottas, fez uma série de curvas lado a lado com o companheiro, e por pouco não o superou. Lá atrás, Chilton perdeu a traseira de sua Marussia na chicane da curva 3 e acertou seu parceiro de time, Bianchi, que se espatifou no muro. Com isso, Chilton abandonou pela primeira vez uma corrida de F-1, interrompendo uma série de 25 provas completadas. 

Por causa da batida, o Sefaty Car (carro de segurança) precisou ser acionado para os fiscais limparem a pista. Na relargada, na volta 8, Hamilton não conseguiu manter contato com Vettel, que por sua vez, também não foi capaz de colar em Rosberg. Já Massa ficou embutido na traseira de Bottas. Na sequência, Ricciardo, Vergne, Alonso, Raikkonen e Pérez – que acabara de deixar Button para trás - completavam os dez primeiros.

Duas voltas depois da relargada, Hamilton acionou a asa móvel e passou Vettel “de passagem” antes da última chicane do circuito. Ricciardo, o sexto, se aproximou de Massa e começou a ameaçar o brasileiro. 

O australiano preferiu então ir logo para os boxes na volta 13, abrindo a primeira rodada de pit stops. O brasileiro fez sua parada dois giros depois, mas os mecânicos tiveram dificuldades para retirar o pneu dianteiro esquerdo por causa de um problema na pistola e perdeu cerca de cinco segundos. O atraso nos boxes custou caro: Massa voltou em 12º, perdendo posições para Ricciardo, Alonso e Vergne – que já haviam feito um pit stop – além de outros que ainda não tinham visitado os boxes.
Os líderes Rosberg fez seu pit na volta 17. Com pneus frios, perdeu o controle de sua Mercedes na chicane e teve que segurar “no braço” para não acabar no muro. Hamilton fez sua parada uma passagem depois e retornou 2,5 segundos atrás do companheiro.

Enquanto isso, a dupla da Force India, com uma estratégia de apenas uma parada, seguiu na pista. Com isso, Sergio Pérez aparecia em terceiro, acompanhado por Nico Hulkenberg, o quarto. Vettel até tentou passar o compatriota do time indiano no hair pin, mas freou muito tarde e levou o “X”.
Em um ritmo alucinante, Hamilton rapidamente reduziu a diferença para Rosberg. Pressionado pelo parceiro de Mercedes, Nico errou a freada na chicane final, fritou o pneu e atravessou a área de escape. Apesar de ter desgastado um dos compostos, o alemão acabou ganhando vantagem ao cortar a pista. A direção de prova abriu investigação, mas decidiu não aplicar apenas uma advertência.
Mais atrás, Massa deu o bote para cima de seu ex-companheiro de Ferrari, Alonso, e assumiu a oitava colocação. Na volta 35, exatamente metade da prova, Pérez, enfim, fez sua primeira parada nos boxes, retornando em oitavo. Bottas, Ricciardo e Vettel foram para seus segundos pit stop e com isso, Massa pulou para quarto.

Carros da Mercedes têm problemas

Lá na frente, Hamilton e Rosberg reclamaram pelo rádio de uma repentina perda de potência do motor. A dupla dos melhores carros da temporada começaram a virar na casa de 1m22, virando os carros mais lentos da pista.

A 29 voltas do fim, Hulk, finalmente parou nos boxes, e caiu para oitavo. Com isso, Massa para terceiro. 

A Mercedes informou que os problemas dos carros não podiam ser resolvidos e que os pilotos deveriam seguir até o fim. Ciente dos problemas com as “Flechas de Prata”, a Williams avisou para Massa tentar seguir na pista até o fim.

Rosberg foi para os boxes e na volta seguinte foi a vez de Hamilton. Com isso, Massa assumiu a liderança da prova, logo à frente do britânico. Pela primeira vez na temporada um piloto de um carro que não era Mercedes completava uma volta na primeira posição.


Hamilton abandona

A situação não podia ser pior para a Mercedes. Com problemas no freio, Hamilton perdeu a posição para Nico e, logo depois, passou reto na chicane, recolheu para os boxes e abandonou.
Massa começou a abrir de Rosberg, que vinha muito lento. Mas como os pneus supermacios não resistiriam até a bandeirada, o brasileiro precisou entrar nos boxes para a segunda parada e voltou em sétimo. 
Mesmo com dificuldades, o alemão da Mercedes mantinha a ponta. Em segundo, Pérez começou a se aproximar, trazendo com ele Ricciardo e Vettel. Mais atrás vinham Hulkenberg, Bottas, Massa e Alonso.
A Mercedes informou para Rosberg que as temperaturas dos freios voltaram a ficar OK e que o alemão poderia  pisar fundo novamente. Nico voltou a virar na casa de 1m19 e, mas do que conter a aproximação de Pérez, passou a abrir do mexicano.

Massa passa Bottas e Hulk

Um pouco mais atrás, a corrida pegava fogo. Bottas foi tentar passar Hulk no hairpin, passou reto e quem se deu bem foi Massa, que ganhou a posição do parceiro de time. Na reta seguinte, o brasileiro deu o bote na Force India e ganhou a quinta posição. Com pista livre e pneus em melhores condições, Felipe foi capaz de forçar o ritmo e anotou a melhor volta da prova: 1m18s504.
Mais rápido na pista, Massa tirou rapidamente a imensa vantagem que o separava do pelotão da frente e colou em Vettel. Quando o tetracampeão quase tocou Ricciardo no hairpin, O brasileiro tentou a ultrapassagem, mas não conseguiu.

Ricciardo ultrapassa Rosberg e vira líder

O australiano da RBR, então, deu o bote para cima do Pérez e assumiu a segunda colocação. O australiano, inspirado, partiu para cima de Rosberg e conseguiu a ultrapassagem para assumir a ponta. Na abertura da última volta, Massa tentou a manobra para cima de Pérez e os dois acabaram se chocando e acertando com força os guard rails. Em terceiro, Vettel, por pouco, não foi atingido e assegurou o pódio. Lá na frente, Ricciardo cruzava para um inesperado triunfo, seguido por Rosberg.

Confira o resultado final do GP do Canadá, válido pela 7ª etapa da temporada:

 1) Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault)         
 2) Nico Rosberg  (ALE/Mercedes)
 3) Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault)
 4) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes)
 5) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes)
 6) Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
 7) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) 
 8) Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault)
 9) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) 
10) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
11) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes)
12) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) 
13) Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari)
14) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari)
Não completaram:
Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 58 voltas
Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault)  47 voltas
Lewis Hamilton (ING/Mercedes)  45 voltas
Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault)  22 voltas
Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault)  21 voltas
Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) 6 voltas
Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) 0 volta
Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) 0 volta