Esporte

Em dia de emoção por Tito, Barça cede empate no fim e vê título longe

Barça não está bem no campeonato espanhol
Terra , Barcelona | 03/05/2014 às 15:14
Gefate consegue empate 2x2
Foto: EFE
O dia que começou com emoção terminou com o Camp Nou decepcionado. Em uma tarde marcada pelas belas homenagens ao ex-técnico Tito Vilanova, morto na semana passada, o Barcelona cochilou no fim do jogo e cedeu o empate em 2 a 2 ao Getafe, neste sábado. Messi e Alexis Sánchez marcaram para os donos da casa, enquanto Lafita balançou as redes duas vezes e foi o herói dos visitantes.

O tropeço em casa deixa o Barcelona com chances remotas na disputa do título espanhol. Os catalães foram a 85 pontos e podem ver o Atlético de Madrid ir a 91 ao fim da rodada, caso vença o Levante, no domingo. Neste caso, o Barça precisará torcer para uma derrota colchonera para o Málaga e vencer o rival na última rodada - o que lhe daria o título através do critério de desempate por confronto direto. Além disso, terá que se preocupar com o Real Madrid, que tem 82 pontos e dois jogos a menos, neste momento.

Antes do jogo, as homenagens a Tito Vilanova emocionaram torcedores, jogadores e a família do ex-comandante da equipe, presente ao estádio. Além das diversas faixas levadas pelos fãs nas arquibancadas, o clube preparou um bandeirão com os dizeres "Tito: para sempre eterno". Um vídeo com imagens do ex-treinador foi exibido no telão e foi realizado um minuto de silêncio.

Os primeiros minutos de jogo tiveram a cara de boa parte das partidas do Barcelona. O time catalão manteve a posse de bola e trocou passes insistentemente, sem deixar que o Getafe o desarmasse, mas também sem conseguir espaço para finalizações. Não houve qualquer chance de gol até os 22 minutos, quando o Barça foi fatal. Daniel Alves acertou o cruzamento perfeito pela direita, e Messi apareceu sozinho para chutar forte no ângulo para abrir o placar.

Com o placar aberto, o Barça passou a ser mais efetivo e gerou maior perigo para o goleiro Julio César, ex-Botafogo, como no chute de Pedro, aos 25, salvo pelo arqueiro. Mas uma falta na entrada da área, aos 37 minutos da etapa inicial, acabou mudando o panorama antes do intervalo. Em uma cobrança estranha, com uma espécie de cavadinha, Lafita dominou no peito e chutou cruzado, empatando o jogo.

Na etapa final, o Barcelona voltou a ter amplo domínio da posse de bola e quase marcou aos quatro minutos, com Alexis Sánchez. Os catalães continuaram rondando a área, mas tinham as finalizações travadas ou erravam o passe decisivo. Aos 21, Fàbregas entrou no lugar de Mascherano e logo foi decisivo, participando de tabela com Pedro e tocando para o meio da área, onde Sánchez chegou para chutar forte: 2 a 1.
Novamente em vantagem, o Barcelona cresceu e perdeu boas chances, com o próprio Fàbregas e Daniel Alves, que cabeceou pra fora após bom cruzamento, aos 27. Os catalães levaram um susto, aos 35, com Pinto realizando uma bela defesa em contra-ataque do Getafe. Mas o goleiro não conseguiu impedir o gol de empate adversário já nos acréscimos, quando Lafita chegou para cabecear sozinho, após cruzamento de Gavilán.