Vide
Angélia Parras , SFC |
14/04/2014 às 22:19
Prefeita Rilza Valentim, Selma Moraes e vereadores
Foto: DIV
Em um terreno de um milhão de metros quadrados será construída a nova estrutura para a prática do automobilismo na Bahia. Nesta segunda-feira (14), a prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim, anunciou a liberação de um terreno para que a Federação de Automobilismo da Bahia (FAB) possa construir um kartódromo, pista de velocidade na terra para carros e motos e pista de arrancada.
A presidente Selma Morais disse que a FAB encontrou na prefeita Rilza Valentim a parceria para alavancar o esporte automobilístico no estado. “Demoramos muito tempo para conseguir uma área e implantar definitivamente a estrutura necessária para a Bahia entrar, definitivamente, no circuito das competições nacionais e internacionais de automobilismo”, disse. “Agora, com tudo definido, poderemos já em 27 de julho deste ano, sediar a Copa Brasil de Velocidade na Terra, com 60 pilotos competindo na modalidade conhecida como Stock Car do barro, uma festa de habilidade,velocidade e perícia”
Vislumbrando a possibilidade de atrair investimentos para o município do Recôncavo, há 67 quilômetros de Salvador, a prefeita Rilza Valentim frisou que a doação da área deverá ser aprovada pela Câmara Municipal. “Os vereadores sanfranciscanos querem o melhor para a cidade e nossa ambição é grande”.
A pretensão de São Francisco é que lá seja construído o autódromo da Bahia, com função multiuso, onde poderão acontecer festivais, shows, apresentações de teatro, dança e servir de escola profissionalizante para preparadores e mecânicos de motor. “Isso significa geração de emprego e renda e projeção internacional de nossa cidade, tão rica em patrimônio cultural, paisagens belíssimas, tradição e culinária típica”, comemorou Rilza.
De imediato, a FAB construirá a pista de kart, que tem R$ 3 milhões liberados pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre. Desde o ano passado, um Protocolo de Intenções assinado pelo secretário Nilton Vasconcelos, destinou os recursos para a construção de um kartódromo e aguardava que a Federação conseguisse um terreno para liberar o dinheiro.
A prefeitura se comprometeu em ceder as máquinas para trabalhar o terreno, que tem localização privilegiada, com três acessos por asfalto: BR 324-Candeias, BR 324-Santo Amaro e São Francisco do Conde-Dom João.
Com o sonho da casa própria concretizado, a presidente da FAB iniciou os contatos com investidores interessados em erguer o complexo automobilístico baiano. Os projetos das pistas técnicas para cada uma das modalidades serão tocados em parceria com a Confederação Brasileira de Automobilismo. A pista de barro que servirá para a Copa Brasil de Velocidade na Terra é simples de fazer, segundo a presidente da Federação. É uma estrutura de baixo custo, que pode ser transferida para qualquer parte do terreno, sem problemas. “Nos últimos sete anos realizamos mais de 150 eventos de automobilismo na Bahia, entre provas de kart, rallys, provas de velocidade e arrancadas. O mais importante agora é que temos a nossa casa própria, onde teremos estrutura adequada e fixa para o automobilismo no estado”.