Esporte

Com serviço quase perfeito, Federer bate Karlovic na estreia em Miami

Quinto do mundo, suíço vence 94% dos pontos no seu saque para derrotar o gigante croata de 2,11m e avançar à terceira rodada do Masters 1.000
G1 | 21/03/2014 às 20:35
Federer aplicou ótimos golpes para vencer o croato Karlovic em Miami
Foto: EFE

                Com um ótimo aproveitamento de 94% dos pontos disputados no seu serviço (49 em 52), Roger Federer fez uma estreia convincente no Masters 1.000 de Miami. Atual número 5 do mundo, o suíço derrotou, nesta sexta-feira, o croata Ivo Karlovic (53º) por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 7/6(4), em 1h14m, e avançou à terceira rodada da importante competição na Flórida. Na semana passada, o ex-líder do ranking mundial foi vice-campeão do Masters 1.000 de Indian Wells, quando só foi parado pelo sérvio Novak Djokovic na decisão.

                - Eu pude jogar uma partida quase perfeita nos meus games de serviço. Eu me certificava de encaixar os primeiros serviços e manter a agressividade na linha de base. Acho que isso funcionou muito bem, quase não tive erros não forçados (seis) - analisou o suíço, em coletiva de imprensa após a partida.

                Por uma vaga nas oitavas de final, Federer vai pegar, no domingo, o holandês Thiemo de Bakker, 162º do ranking da ATP. Na segunda rodada, o tenista, que se classificou para a chave principal via qualifying, superou o cabeça de chave Fernando Verdasco (29º), da Espanha, por 7/6(4), 6/7(3) e 6/2.

                O segundo set teve um roteiro parecido. Com exceção da quebra no game inicial. Federer era praticamente perfeito no serviço e Karlovic mostra evolução em relação ao primeiro set. O croata tinha bom aproveitamento nas subidas à rede e fazia o suíço se movimentar mais. Porém, Roger estava inspirado demais para dar moleza para o seu oponente. Ele precisou de menos de três minutos para vencer os seus três primeiros games de serviço. O mais rápido deles foi o segundo, que foi vencido em só 47 segundos. No nono game, Federer encaixou uma paralela de direita fantástica e deu a impressão de que quebraria Karlovic. Porém, o grandalhão se recuperou  e passou a liderar por 5 a 4. Depois, ambos confirmaram os serviços e o set foi para o tie-break, no qual Federer manteve o ótimo aproveitamento no saque e venceu o desempate por 7 a 4.