Esporte

Medina vira no fim, dobra Parkinson e conquista o título na Gold Coast

Nos minutos derradeiros da bateria final, paulista tira dois coelhos da cartola e supera o australiano, levando a etapa de abertura do Circuito Mundial de Surfe
G1 | 11/03/2014 às 10:57
Brasileiro é carregado nos ombros após conquista na Gold Coast australiana
Foto: Kelly Cestari / ASP

Em uma final eletrizante, Gabriel Medina derrotou Joel Parkinson de virada na manhã desta terça-feira e garantiu o título da primeira etapa do Circuito Mundial de Surfe (WCT), na Gold Coast australiana. Nos minutos finais da bateria, o paulista conseguiu as notas 8.50 e 7.83, somando 16.33 e ultrapassando nos minutos finais da decisão, de forma sensacional, os 16.27 obtidos pelo australiano. Foi o primeiro título de um brasileiro na etapa da Gold Coast aussie.

                - Foi inacreditável, mas acho que Deus estava do meu lado hoje aqui. Estou muito feliz por começar o ano com vitória. Eu trabalhei muito duro para me recuperar da contusão que tive em dezembro para poder estar aqui participando desta primeira etapa. Eu tive baterias muito difíceis hoje, e o Joel (Parkinson) é um surfista fantástico. Ele começou bem a bateria, mas tentei fazer o meu melhor e quase nem acredito que consegui vencer esse campeonato - comemorou Medina, de apenas 20 anos, após ser carregado nos braços pela torcida.

                A luta decisiva teve o panorama inicial favorável ao ídolo local. Parkinson, de 32 anos, largou na frente conseguindo um 9.00 e 6.83, contra 6.17 e 7.00 nas duas primeiras ondas. Após uma fraca terceira tentativa (1.57), alcançou 7.27 em seguida, aumentando a soma de 15.83 para 16.27. Em desvantagem, Medina partiu com tudo e, depois de três notas insuficientes, chegou à pontuação necessária para superar o rival.

                Além de Medina, Adriano de Souza, o Mineirinho, foi o outro representante do Brasil nas semifinais. A dupla derrubou Mick Fanning, atual campeão do Circuito Mundial, e Kelly Slater, respectivamente, enquanto Miguel Pupo caiu para Parkinson e foi eliminado nas quartas. 

                Para chegar à decisão, o surfista paulista venceu Taj Burrow em um embate equilibrado, com Gabriel Medina levando a melhor por mínima diferença (14.13 e 14.10). Já Joel Parkinson, campeão mundial em 2012, se garantiu eliminando Mineirinho com sobras (18.70 a 9.67). 

                Com o resultado da primeira etapa, Medina soma 10.000 pontos lidera a corrida pelo título, além de embolsar 100 mil dólares. Logo atrás dele, seguem Parkinson, com 8.000; Burrow, com 6.500; e Mineirinho, também com 6.500. 

                Entre as mulheres, Stephanie Gilmore conquistou o título na Gold Coast australiana ao vencer a sul-africana Bianca Biutendag na final (15.80 x 10.47). A segunda etapa do Circuito Mundial de surfe profissional acontece entre os dias 2 e 13 de abril, em Margaret River, mais uma vez na Austrália.