Revista francesa ‘France Football’ destaca a Copa do Mundo 2014 no Brasil, sob o título ‘Peur sur le Mondial’, algo como ‘A Copa do Mundo do medo’.
ZÉDEJESUSBARRÊTO , Salvador |
07/02/2014 às 18:41
A manchete da France Football e a Copa do Medo
Foto: FF
Este fim de semana maracá o início da segunda etapa do Campeonato Baiano de Futebol, o Baianão 2014, agora com a presença de Bahia, Vitória e Vitória da Conquista, os três se agregando aos cinco melhores da primeira etapa do certame: Serrano, Catuense, Galícia, Jazeirense e Jacuipense.
*
Eis os confrontos dessa rodada: Bahia X Galícia, um tradicional clássico do nosso futebol, que será revivido no domingo às 17 hs, na Fonte Nova. Em Teixeira de Freitas, sul do Estado, jogam Serrano x Vitória, às 16 hs. No mesmo horário, os confrontos: Catuense x Vitória da Conquista e Juazeirense x Jacuipense.
*
Tricolor
Ao Bahia, eliminado mais uma vez na primeira fase da Copa do Nordeste, resta fazer bonito no Baianão. A meta é retomar a hegemonia, recuperar a confiança do torcedor e ganhar o título de Campeão Baiano. A equipe mostrou pouca evolução nesse mês de atividades, ainda faltam um maior poder de pegada no meio campo, uma defensiva mais ágil e eficiente e um centroavante brocador. É pouco?
*
A direção do Bahia reconhece na prática que fez um péssimo negócio com a troca de Feijão por Rafinha. O baixinho do Flamengo ganha muito e joga pouco, não pode ser titular do Bahia, não tem cacife nem físico pra isso. E o apoiador Feijão faz falta sim no tricolor, pela sua juventude, força física, vontade de vencer, marcação eficiente. A prova do mau negócio éa tentativa de contratação do apoiador Uélliton, cria do rival e hoje na reserva do Cruzeiro, que vem ganhando certamente muuuito mais do que Feijão. Nada contra Uélliton, jogador de boa técnica e que não gosta de perder. O problema maior dele é a vida pregressa fora dos gramados e a falta de condicionamento físico. Se estiver inteiro, enxuto, joga bem, tem boa saída de bola.
*
Rubronegro
O Vitória, favorito ao bi até pelo elenco que manteve do ano passado, pelo conjunto, vai ter de se desdobrar pois vai disputar paralelamente a Copa do Nordeste, classificado. O rubronegro manda seus jogos em Pituaçu, já que o Barradão está em reformas, em função da Copa do Mundo – o estádio será centro de treinamento de seleções que virão disputar jogos da Copa na Bahia. Nos arredores do estádio, a promessa de obras de urbanização, alargamento, duplicação de pistas, o que tornará a entrada e saída dos torcedores em dia de jogos menos sofrida e arriscada. Será que dessa vez rola ?
*
- O Banco Central está cobrando 10 milhões do Vitoria, alegando irregularidades na venda de atletas para o exterior. Isso vem de longe, nebulosas transações dos anos 1990/2000. Quem dirigia o clube nessa época era o Paulo Carneiro, ao lado de Walter Seijo, ambos citados na ação.
*
Ba Vi no Brasileirão
Essa semana, a CBF divulgou a tabela do Brasilierão, o Campeonato Brasileiro 2014, que começa no dia 20 de abril e, por conta da Copa do Mundo, dá uma parada no dia 1 de junho, só sendo retomada a disputa no dia 16 de julho.
O Vitória estréia contra o Internacional, em Porto Alegre; e o Bahia na Fonte Nova contra o Cruzeiro, atual Campeão, no mesmo dia. O clássico Ba X VI vai acontecer no dia 11 de maio, na Arena Fonte Nova.
*
- O problema é que o Brasileirão 2013 parece que ainda não acabou. Continua rolando a questão Lusa x Fluminense x Tribunal x CBF fora de campo, nos tribunais. Já nas raias da Justiça comum. Sujeira ! A CBF faz de conta que nem é com ela e vai tocando o barco confiando no seu poderio. Por isso, já divulgou a tabela do primeiro turno, com Fluminense e sem a Lusa.
*
A Copa do medo
Faltam quatro meses para a Copa do Mundo no Brasil. Por falar nela, a Copa, é simplesmente devastadora a reportagem de capa, de 20 páginas, da revista francesa ‘France Football’ sobra a Copa do Mundo 2014 no Brasil, sob o título ‘Peur sur le Mondial’, algo como ‘A Copa do Mundo do medo’.
A reportagem desce o malho em tudo. No despreparo do país, na roubalheira, na violência, nas drogas, nos problemas sócio-econômicos, político-eleitoreiros, nas manifestações e conflitos de rua, no atraso das obras dos estádios, o superfaturamento, o tempo perdido, as promessas que não foram cumpridas, a falta de transportes (nenhuma cidade tem metrô a partir dos aeroportos), nossa péssima infraestrutura, os precários serviços (nem taxista fala inglês, francês, espanhol, mas as prostitutas tiveram curso de línguas estrangeiras pagas pelo governo), os graves problemas de educação, de saúde pública, o despreparo para receber o turista etc etc etc ... Enfim, é um estrago na imagem do país, dos brasileiros. Podemos dizer que é mentira?
Enquanto isso, o nosso ministro dos esportes diz, de boca cheia, que isso, mais a violência das torcidas, a pancadaria nas arquibancadas, nada disso macula a imagem do Brasil, o país da Copa. Isso é que ele diz. Quando junho chegar ... veremos.
*
- Parreira, atual supervisor da Seleção Brasileira, um cara que conhece profundamente o mundo do futebol, dentro e fora de campo, disse em entrevista que o Brasil está perdendo uma grande oportunidade de mostrar ao mundo um país diferente. Desprezou a chance. Nada fez além de alguns estádios. Menosprezou a Copa, diz: ‘Precisamos de aeroportos, de segurança, de conforto’. Agora, em cima das buchas, está gastando dinheiro com publicidade, tentando encobrir a incompetência. Lamentável mas previsível. Há sete anos a imprensa aborda esses assuntos e o governo tentar calar via benesses, marketing, agrados ...
Temo pelo que pode acontecer em junho.
*
Deslimites
Os vândalos das torcidas uniformizadas do Corínthians, depois de invadirem o treinamento, a concentração e agredir jogadores do clube, agora chegaram ao máximo do absurdo ameaçando, nas arquibancadas, baixar a porrada naqueles torcedores que não vaiem a equipe e os jogadores em campo.
É o fim do futebol como negócio do entretenimento. Pura estupidez. Fanatismo não tem limites, é preciso uma reação enérgica de todos, clubes, mídia, federações, governo , ou ... a barbárie toma conta de tudo.
*
Na semana passada a torcida do Grêmio, uma das mais violentas do país, atirou bombas, fogos e objetos no gramado, na disputa de um jogo pelo Gauchão. Nada acontece, ninguém é punido, as diretorias do clubes acobertam essa vagabundagem explícita. Até estimulam, aqui e ali. Clubes, federações e CBF são os culpados. Pela omissão, pela impunidade. E o ministério público, onde anda, não vê ?
Vergonheira. Querem mais mortes, será?
*
Troca-troca
Corínthians e São Paulo, dois grandes em crise técnica e em conflito com as torcidas, fecharam um acordo que pode ser bom negócio para ambos: a troca do meia Jadson pelo atacante Pato. Jadson vai brigar na meiuca com Douglas e Danilo. Pato já disse que quer jogar ao lado de Luis Fabiano e à frente de Ganso.
*
Mistérios da bola
O torcedor do Bahia cobra a contratação de um grande atacante, de nome, para fazer gols. O Corínthians tem Pato, Guerrrero, Emerson Sheik, Romarinho ... atletas carísismos, renomados, mas cadê fazer gols ? O problema não é contratar estrelas, elas têm suas fases e nem sempre dão certo.
O futebol tem mistérios.
Quer entendê-los?
- Jobson, lembram dele? aquele das traquinagens todas e que passou aqui pelo Bahia, foi emprestado pelo Botafogo para o Al-Ittihad, da Arábia Saudita em agosto do ano passado mas lá também não ficou, deu no pé. Disse mais uma vez que quer uma nova oportunidade. Ora, já lhe deram todas e ele sempre apronta. Uma pena. Tem só 25 anos e sabe jogar bola, um bom atacante, mas a cabecinha ... Deus’pai! Agora, quem quer, quem aposta, quem segura ?
- Já Wállisson, o mesmo meia atacante que atuou no ano passado sem brilho algum pelo Bahia, foi emprestado pelo São Paulo ao Botafogo do Rio, e num jogo só, contra o Deportivo Quito, do Equador, fez três gols, classificando o time da ‘estrela solitária’ para continuar na competição. Comeu a bola. Vá entender o futebol.
*
Os bã-bã-bans
O jogador de maior salário no planeta da bola é o atacante sueco Ibahimovic, do PSG(França), com faturamento de 47,6 milhões de reais por ano. Não estará no Brasil jogando a Copa porque seu pais não conseguiu se classificar. Ele disse: ‘Sem mim a copa não vai ter graça nenhuma’. O narigudo joga muito, faz gols espetaculares, mas... sua ausência, com certeza não será suficiente pra apagar o brilho da Copa em campo.
Na lista dos maiores salários estão Cristiano Ronaldo, em segundo lugar, com 47 milhões/ano, eleito o melhor do mundo em 2013, atacante do Real Madrid que estará na Fonte Nova com a seleção de Portugal. O terceiro é o atacante colombiano Falcão Garcia, que atua no Monaco (França), com 45,9 milhões/ano; está machucado e corre o risco de não se recuperar a tempo para o Mundial, o que seria uma pena, pois é um grande artilheiro.
O quarto mais bem pago do mundo é o zagueiro brasileiro Tiago Silva, do PSG, com 39,4 milhões/ano. E o quinto é o argentino Lionel Messi, ‘La Pulga’, atacante do Barcelona, com 34,48 milhões ano, esse, na minha opinião, o melhor de todos. O brasileiro Neymar é o 13º colocado na relação de mais bem pagos, faturando em torno de 30 milhões/ano.