Esporte

Cobertura do Centro Pan-Americano de Judô começa a ser implantada

Obra da cobertura começa nesta segunda (27)
Ascom Setre , da redação em Salvador | 23/01/2014 às 16:16
Obras do Centro Pan-Americano de Judô em Lauro de Freitas
Foto: Marcelo Reis
Começa a ser implantada, nesta segunda-feira, 27, a estrutura metálica que dará suporte à cobertura do ginásio do Centro Pan-Americano de Judô (CPJ), que está sendo erguido em frente à Praia de Ipitanga, no município de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Até o final de janeiro, a obra ultrapassa o percentual de 40% de execução.
 
Os trabalhadores já estão montando as “tesouras metálicas” que serão colocadas por guindastes nos dez (10) pilares de cada lado do ginásio. Além das telhas da cobertura, as estruturas metálicas vão suportar também os equipamentos de ar-condicionado do ginásio.
 
Para a construção do equipamento esportivo, projeto executivo de autoria do arquiteto Celso Grion, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) conta com a parceria do Ministério do Esporte e da Confederação Brasileira de Judô/Confederação Pan-Americana de Judô, além da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder).
 
Canteiro de obras - Com previsão de inauguração para o mês de abril, o CPJ terá 20 mil metros quadrados à disposição dos atletas, sendo mais de 13 mil em construções para abrigar os três prédios (Administrativo, Ginásio e Alojamentos).
 
O ginásio climatizado terá oito (8) áreas oficiais com quatro tatames e capacidade para receber 1.900 pessoas bem confortáveis. Os alojamentos terão 20 suítes duplas e sete triplas para atletas, com salão de estar e sala de jogos. Mais 18 suítes e 10 apartamentos para os dirigentes. O auditório terá capacidade de receber 300 pessoas.
 
O novo equipamento esportivo da Bahia terá, ainda, um centro de preparação e recuperação física dos atletas e outro de capacitação profissional, sala vip e estrutura administrativa, contendo um restaurante e um museu, além de uma quadra poliesportiva, piscina de relaxamento e uma pista de corrida.
 
O Centro Pan-Americano de Judô será utilizado para treinamentos das seleções baiana e brasileira, além de abrigar ações de iniciação e formação no esporte. Servirá, também, de palco para a preparação e aclimatação dos atletas de judô dos países pan-americanos, que estarão presentes nos Jogos Olímpicos Rio 2016.