Esporte

Secopa participa de última inspeção operacional da FIFA e COL

Técnicos adaptam Planos bem sucedidos da Copa das Confederações para o mundial de junho
Aconteceu hoje (20), na Arena Fonte Nova, a últi
Tasso Franco , da redação em Salvador | 20/01/2014 às 23:03
Equipe durante a inspeção a Arena Fonte Nova
Foto: Eloi Correia
Aconteceu hoje (20), na Arena Fonte Nova, a última inspeção da FIFA e COL antes da Copa do Mundo da FIFA™. Através da vistoria, que faz parte do cronograma regular das instituições, uma equipe técnica visitou os espaços e estruturas disponíveis e discutiu sobre aspectos dos Planos Operacionais que serão adotados durante os jogos do mundial.
Salvador é a quarta cidade a receber a inspeção, que, nesta primeira etapa, já passou por Rio de Janeiro, Fortaleza e Recife e contemplará, nos dias 21 e 22 de janeiro, os estádios de Belo Horizonte e Brasília, respectivamente. As outras seis cidades-sede serão inspecionadas no mês de março.

“Em Salvador a inspeção tem como finalidade adaptar para o formato da Copa do Mundo os Planos Operacionais já adotados e considerados exitosos na Copa das Confederações. No mundial, os planos devem atender aos mesmos requisitos, mas em maior dimensão, com maior complexidade, tempo, e número de jogos”, explica Ney Campello, secretário estadual para assuntos da Copa do Mundo.

O secretário aproveitou ainda para comentar sobre o processo de contratação das estruturas temporárias que são demandadas pela competição. “Estamos elaborando este processo vislumbrando o propósito de buscar economicidade para o Governo do Estado e transparência junto aos órgãos de controle, como o Ministério Público e o Tribunal de Contas”, declara.

A inspeção: Durante o turno da manhã, a equipe participou de uma breve reunião, na qual os secretários estadual e municipal da Copa, Ney Campello e Issac Edington, recepcionaram os representantes da FIFA e do COL. Na ocasião, o gerente do COL na Bahia, Roberto Maron, fez uma apresentação sobre os Planos Operacionais da Copa das Confederações.

Houve ainda uma entrevista coletiva para a imprensa local, que contou com a participação dos secretários, do gerente geral de integração operacional do COL, Tiago Paes, e do chefe do departamento de operações da Copa do Mundo da FIFA, Chris Unger. “A parte de hospitalidade e os serviços são aspectos que têm que ser adaptados para atender a demanda da Copa do Mundo por ser um evento maior”, citou Tiago Paes.
A inspeção foi iniciada às 9:30h, após a divisão dos nove grupos temáticos que percorreram pontos estratégicos da Arena - Competições; Protocolo; Bilheteria e Sinalização; Marketing; Mídia e TV e Tecnologia; Tecnologia; Serviços de alimentação, limpeza e voluntariado; Vila de hospitalidade; Coordenação e Logística. As equipes foram formadas por membros da FIFA, COL, secretarias municipais e estaduais e Arena Fonte Nova. No turno da tarde, os técnicos se reuniram até às 16h, quando encerraram as atividades e seguiram em viagem até Belo Horizonte.