Esporte

BAHIA com diretoria nova e contratações medianas, por ZÉDEJESUSBARRÊTO

Em Joinville, a selvageria no estádio de futebol
ZédeJesusBarrêto , Salvador | 22/12/2013 às 18:14
Branquinho, lateral contratado pelo Bahia
Foto: DIV
- Somos, pela primeira vez, Campeões do Mundo no handebol feminino. As nossas meninas, invictas, derrotaram, na grande final, no domingo, a Sérvia, dona da casa, por 22 a 20, num jogo duríssimo. Salve! 

As mulheres estão retadas. Campeãs mundiais de vôlei e, agora, de handebol. Que sirvam de estímulo e exemplo para os machos na Copa do Mundo de futebo/2014, no Brasil. 

*

- O Bayern Munich sagrou-se Campeão Mundial de Clubes, no sábado, ao vencer, na final, o Raja Casablanca, anfitrião, por 2 x 0, sem precisar fazer muita força, apenas jogando sério, de forma aplicada. Gols brasileiros, do baiano Dante e do ‘espanhol’ Tiago Alcântara, o filho de Mazinho.
A equipe alemã, somente este ano, faturou cinco títulos nas competições que disputou: Campeão Alemão, Copa da Alemanha, Campeões da Europa, Supercopa da Europa e agora o Mundial. Resultado de um grande elenco e planejamento.

Abr’olhos! Os alemães vêm forte para a Copa 2014. 

*

- As equipes das divisões de base de Bahia e Vitória em preparativos para a Copa Sâo Paulo de Juniores, o mais importante torneio da categoria na América Latina. É pra janeiro, abrindo a temporada 2014. É daí que saem, surgem as grandes revelações para os times de cima. Os treinadores Ney Franco, do Vitória, e Marquinhos Santos, do Bahia, estarão com as atenções voltadas para os jogos dos meninos, pescando as pérolas ... 

- Alguns jogadores das divisões de base, a maioria de desconhecidos ainda do grande público, estão com os pés nos times titulares, já vão treinar com os profissionais a partir de janeiro.

No Vitória, além do apoiador Marcelo, que apareceu bem no Brasileirão 2013, teremos: o meia Wellington, de 19 anos; os zagueiros Josué, de 19 anos e Maracás (ex-Bahia), também de 19 anos; mais o volante Uelisson, de 18, o atacante Leo Ceará, de 18 e o meia Vinícius, também de 18 anos. 

No Tricolor, além de Feijão e Talisca, que jogaram e aprovaram no Brasileirão 2013, teremos os atacantes Zé Roberto e Ítalo Mello (mais conhecidos), além do lateral direto Railan, de 19 anos; o zagueiro Lucas, 19 anos; o volante Ânderson Silva, 19 anos; mais os atacantes João Leonardo, Lourival e Rômulo, de 18 anos. 

Renovação, investimento nas categorias de base, confiança na meninada, esse é o futuro. Não há saída. Vamos dar força a essa meninada, e pedir ao torcedor das arquibancadas um pouco de paciência com eles, até se firmarem. 


*

Avaliando bem o desempenho dos jogadores da dupla Ba VBi, nessa temporada 2013 que se findou, armaria uma bela “Seleção Baiana’, assim: 
Lomba, Ayrton, Lucas Fonseca, Vitor Ramos e Juan; Cáceres, Feijão e Escudero; Maxi Biancucchi, Fernandão e Dinei. Como treinador , Ney Franco (Cristóvão iria de auxiliar, rsrsrs). 

Como craque do ano, Escudero.
Como revelações, Feijão e Talisca, do Bahia, e Marcelo, o apoiador do Vitória. 

*

No âmbito nacional, como destaque do ano vejo a conquista da Copa das Confederações pelo Brasil, parabéns a Felipão. 

A Copa das Confederações ainda trouxe às ruas das grandes cidades questões maiores do país, nos setores da política, das carências humanas, das explosões urbanas. Reivindicações positivas, que os nossos políticos e poderosos teimam ignorar. Penas que as manifestações de rua, em princípio pacíficas, tenham sido contaminadas por grupos anárquicos, baderneiros e politiqueiros infiltrados, desvirtuando protestos em violências descabidas e confrontos com uma polícia quase sempre despreparada. 

No âmbito doméstico, destaco positivamente a reinauguração da Fonte Nova, a boa campanha da equipe rubronegra baiana no Campeonato nacional; parabéns a Ney Franco e jogadores. E, claro, a conquista do Baianão pelo Vitória, com duas solenes goleadas inesquecíveis sobre o rival Bahia. 

*

Decepções: a selvageria das torcidas de Vasco e Atlético PR, na rodada final, em Joinville. E para se exigir punições rigorosas dos ‘animais’ e deletar o fato da memória. 

Decepcionante também o ‘tapetão’, a virada de mesa que derrubou a Lusa para a segundona , resgatando o Flú ‘pó de arroz’, carioca para a Série A em 2014, agora em dezembro, finda a competição. Vergonha, descrédito. 

*

Nas vésperas do Natal, o Bahia anuncia a contratação do lateral direito Galhardo (ex-Flamengo, ex-Santos), 21 anos, e do meia veterano Branquinho, de 30 anos, que jogou bem no Atlético do Paraná e foi para o Japão. Incógnitas. 

*

Não sei se ainda sai algum regalo do saco de Papai Noel, antes da noite do Natal.

Que o menino Jesus da manjedoura nos ilumine a todos. Amém.