vide
Terra , Salvador |
27/11/2013 às 15:42
Parte da estrutura do Itaquerão desabou com dois mortos em obra
Foto: Terra
Em nota oficial, a constutora Odebrecht, responsável pela obra da Arena Corinthians, identificou as duas vítimas fatais do acidente ocorrido nesta quarta-feira e deu detalhes de como a tragédia aconteceu. Os funcionários mortos eram Fábio Luiz Pereira, 42 anos, motorista e operador da empresa BHM, e Ronaldo Oliveira dos Santos, 44 anos, montador da empresa Conecta.
Segundo as informações da construtora, o acidente se deu pouco antes das 13h. O guindaste que levantava o último módulo da estrutura de cobertura metálica tombou, provocando a queda da peça sobre parte da área de circulação do prédio leste. A estrutura que caiu danificou parcialmente a fachada em LED do estádio.
Andrés Sanchez fala sobre acidente na Arena CorinthiansClique no link para iniciar o vídeo
Andrés Sanchez fala sobre acidente na Arena Corinthians
Já a estrutura da arquibancada não foi comprometida, de acordo com a análise da Odebrecht. A Arena Corinthians vai receber o jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014, com presença da Seleção Brasileira, em 12 de junho do ano que vem. A data-limite imposta pela Fifa para a entrega dos estádios é 31 de dezembro.
A construtora também informou que esta era a 38ª vez que esse tipo de procedimento era realizado na obra, e que uma peça semelhante havia sido instalada há pouco mais de uma semana no setor sul do estádio, sem problemas. O Comitê Organizador Local (COL) da Copa afirmou que confia na recuperação da Arena Corinthians para receber a tempo a abertura do Mundial.
ACIDENTE
Um acidente por volta das 12h45 (de Brasília) desta quarta-feira na Arena Corinthians provocou a morte de duas pessoas no bairro de Itaquera, em São Paulo. Inicialmente, a Polícia Militar havia confirmado três vítimas fatais, mas a terceira pessoa supostamente ferida não fazia parte da obra e passou mal ao passar pelo local.
Testemunham relatam a queda de um guindaste em cima da cobertura do estádio. Em contato com o Terra, a empresa Locar, responsável pelo equipamento de 1,5 toneladas, disse que enviou uma equipe de engenheiros para avaliação do que ocorreu com a grua LR 11350, que estava no local desde o segundo semestre de 2012 e era responsável pela montagem da cobertura da arquibancada. A Defesa Civil interditou metade da obra do Itaquerão.
Em nota conjunta, o Corinthians e a construtora Odebrecht decretaram luto e identificaram as vítimas como Fábio Luiz Pereira e Ronaldo Oliveira dos Santos. Os responsáveis pela obra disseram que o guindaste içava o último módulo da estrutura da cobertura metálica do estádio quando tombou, provocando assim a queda da peça sobre parte da área de circulação do prédio leste. O acidente atingiu parcialmente a fachada em LED, mas a estrutura da arquibancada não foi comprometida.