Esporte

BAVI na reta de chegada e os 1.000 gols do leão, por ZÉDEJESUSBARRÊTO

Fim de semana de bola rolando e jogos decisivos para pretensões, diferentes, da dupla Ba Vi. Retão final, faltam mais três rodadas para o final da competição.
ZédeJesusBarrêto , Salvador | 21/11/2013 às 18:54
Dinei está na corrida para marcar o milésimo
Foto: GP
O Vitória vai a Santa Catarina enfrentar o Criciúma que não costuma perder em casa, o Herilberto Hülse, seu alçapão. Eles têm o baiano Lins, um atacante tinhoso, e brigam para escapar do rebaixamento, concorrentes do Bahia. Já o rubronegro baiano almeja chegar entre os primeiros na tabela de classificação para abocanhar uma vaguinha pela disputa da Libertadores de América, ano que vem. Se vencer, a esperança cresce, empolga ainda mais a torcida. O TIME DE Ney Franco pouco muda, está nos trinques. 

O clube está a um gol do milésimo, em campeonatos nacionais. A concorrência pra fazer esse gol histórico é boa : Dinei, Marquinhos (não se sabe se terá condições de jogo), Biancucchi que voltou fazendo golaço, Escudero, Pica-Pau ... Se conseguir impor seu jogo coletivo leve, rápido e objetivo o time baiano tem condições de vencer bem o tigre amarelo. E, ganhando, ajuda o co-irmão (???) Bahia na luta contra o rebaixamento. A torcida baiana, inteira, é rubronegra. Pela tevê. 

*

Hora de fazer gol 

O Bahia, depois do sufoco e alívio contra o rebaixado Náutico, precisa vencer dentro da Fonte Nova e espera contar com o apoio maciço do seu torcedor. A Portuguesa, Lusa do Canindé, adversário, é também um concorrente direto, ainda tem risco de ficar pelo rebaixamento. Ganhando o jogo, o tricolor baiano chega a 45 pontos e ultrapassa a Lusa na tabela de classificação. Qualquer outro resultado que não seja o triunfo pode complicar ainda mais a vida do Bahia que tem, de resto e depois, um dificílimo jogo fora contra o campeão Cruzeiro e, fechando a competição, a partida de vida ou morte, na Fonte Nova, contra um poderoso Fluminense do Rio, à beira da degola. Então, a equipe tem de entrar em campo, contra a Lusa, com a atitude de uma decisão de título, sem pestanejar, pra cima deles. 

Lomba é garantia. E que a torcida não pegue no pé de Madson, porque é o que temos. Na zaga, deve voltar o Lucas Fonseca, ao lado de Titi ou de Dèmerson ? Raul é o lateral esquerdo. Feijão, Rafael Miranda e... mais quem? Helder tem atuado muito mal, retardando o jogo, arrastando-se em campo. Marquinhos, um horror, errando tudo nos últimos jogos. Talvez a presença de dois meias, Bárbio e Wállisson, com Souza ao lado de Fernandão mais à frente. Souza é importante na equipe porque segura mais a bola na frente e é vivido, malandro, conhece as manhas da bola e do jogo. É muito útil nessa hora. Talisca e Obina são opções. A equipe precisa fazer gols. E não é hora de choro ou de reclamações, é o momento do tudo ou nada. O jogo é domingo, na boca da noite. 

**

Bom Senso

Bom Senso, CBF/rede Globo : esse calendário de jogos que aí está agride a integridade física e o equilíbrio emocional dos jogadores em campo. 
Esse calendário só favorece os clubes mais ricos, que têm recursos para contratar jogadores de bom nível e formar um plantel grande que dê conta de tantos jogos seguidos em tão curto espaço de tempo. Em um campeonato longo e de pontos corridos só alguns - privilegiados, escolhidos e bafejados - grandes times do Sul têm chances de ganhar títulos. Nordestino, por exemplo, só faz figuração. Viaja muito, treina pouco e pena em campo.

*

Dois chutaços 

A disputa pela Copa do Brasil é pura chama. Atlético (PR) 1 x 1 Flamengo, primeira partida jogada na quarta-feira, foi um jogaço com dois belos gols em chutaços de fora da área (Marcelo, ex-Vitória e Amaral). Como cresceram em campo essas duas equipes. O Flamengo com Elias, Paulinho, Hernane; o Atlético com Éderson, Marcelo, Paulo Bayer... 

Fico a matutar: - enquanto várias equipes se arrumaram e cresceram coletivamente dentro da competição, o Bahia oi caindo, caindo ... Falta de planejamento, de equipe, de grupo ? Outro detalhe que sempre cobro: os chutes de fora da área, a vontade de golear, a confiança em arriscar. O que falta ao Bahia, treinamento ou qualidade individual ? Nossos meias não chutam. E quem não chuta não faz gol. Simples. 

*

O ‘gajo’ é o cara 

Por falar em chutes, viram o jogo da classificação de Portugal contra a Suécia ? O que o gajo Cristiano fez é de arrepiar. A vontade, o arranque, o chute seco e colocado, o faro de gol. É o craque mais decisivo no momento, sem dúvida. Candidatíssimo a melhor do ano, com sobras sobre Ribery, Messi ( muitas lesões este ano) e o próprio Ibrahimovic, que, derrotado contra Portugal, disse que a Copa nada vale sem a presença dele... Ora! 

Seria bom que ele viesse, sim, é um belo jogador, mas a Suécia é fraquinha, não teve forças diante de Portugal. Ibra não vem, mas veremos Messi, Cristiano, Ribery e Pogba da França, a ótima Alemanha, a velha Itália ... Sim, no campo da bola teremos uma grande Copa do Mundo. 

As 32 seleções que vão competir já são conhecidas. A escolha dos grupos, dos locais onde vão jogar e o confronto na tabela de jogos conheceremos dia 6 de dezembro próximo, em grande sorteio e festejo (para alguns privilegiados) na Costa do Sauípe. O que teremos de jogos na Fonte Nova? 

*

Família Felipão

Com os últimos amistosos do ano, Felipão praticamente definiu o grupo que joga a Copa. Dos três goleiros, dois estão firmes: Julio Cesar, o preferido do treinador e Jefferson. O terceiro pode bem ser Vitor, do Galo Mineiro. Na lateral direita, Dani Alves e Maicon. Na zaga, Tiago Silva, David Luiz, Dante e ... Dedé ? Pela esquerda, Marcelo e Maxwell. Apoiadores: Luis Gustavo, Paulinho, Hernanes, Lucas Leiva, Ramires... Pelas meias, Oscar e ... (Ganso, Everthon Ribeiro? Ou William?). Mais à frente, Neymar, Hulk, Jô e ... (daria pro Fred? Robinho ainda ou algo novo como Hernane, do Flamengo?) . Há espaço ainda pra Kaká ou Ronaldinho Gaúcho, se voltarem a jogar bem ? O grupo do Felipão ta quase fechado.

*

Por falar em Copa do Mundo, tem muita arena pelai que comeu grana à beça (superfaturamento) e as obras tendem a se arrastar até às vésperas dos jogos ( a abertura é em junho), sob a complacência da FIFA. Já os entornos, as infraestruturas de mobilidade urbana, bem... esqueçam. Era só papo pra enganar besta. 

*

Com os ingressos e serviços da tais arenas caríssimos, arquibancadas encolhidas (como no caso da Fonte Nova), estacionamentos proibitivos... a galera está se acostumando a ver os jogos pela tevê, em bares e restaurantes que oferecem telões, cerveja mais barata e tira-gosto à escolha e prazer da cilentela. Camisa do time, amigos, familiares, boa resenha, bico molhado e mais segurança ... Mudanças de comportamento do torcedor, em busca do melhor para os seus. O ‘barato’ é outro. 

*

E o ‘capo’ Marin, presidente da CBF, hein ? Distribuindo dinheiro a rodo para as federações estaduais e mordomias (tá de boa, né Ednaldo?). A troco de quê ? De apoio à eleição de Marco Polo del Nero, amicíssimo do Marin e , até agora, parece, candidato único à sucessão na CBF, eleições marcadas para abril, antes da Copa. A grana tem sido farta e rigorosamente em dia, sem precisar prestar contas de gastos. É o tal ‘mensalinho’ da CBF. Esses maus exemplos pegam. 
E a máfia, ou, desculpem, a bancada da bola, em Brasília, está fechando os termos da tal anistia, perdão das dívidas imensuráveis dos clubes perante o Tesouro nacional. Um absurdo. Mas, adivinha quem vai pagar a conta, no final ? O contribuinte, o torcedor, o cidadão honesto, claro. Às vésperas desse 2014, vale tudo.