Na Praia do Norte, em Nazaré, Portugal, ele pegou a onda de sua vida em um mar histórico, com "tsunamis" de até 35 metros de altura. Uma aventura tão prazerosa quanto perigosa. No mesmo dia em que Maya Gabeira sofreu um grave acidente, saiu da água desacordada e foi reanimada por Carlos Burle na areia, Pedro Scooby pode ter surfado uma onda ainda maior do que a de Garrett McNamara, atual recordista mundial ao surfar um "paredão" de 24 metros, na mesma praia, em 2011. A expedição da equipe liderada por Burle, que ainda contou com Felipe "Gordo", tinha como objetivo superar a marca do havaiano no Canhão de Nazaré. Cumprida a missão, Scooby já está preparado para um desafio que promete testar os seus limites dentro e fora das águas. No Rocky Man, ele se transformará em um "homem de pedra" e irá brigar pelo título defendendo o Núcleo Aventura.
- Eu sou um cara que gosto muito de me superar. No ano passado, fui para o Rocky Man com essa cabeça. Parei de competir porque odeio competição, mas evento em muito mais a ver com superação. Quero ajudara minha equipe e praticar outras modalidades, como a corrida em trilha, na areia e canoa havaiana - disse Scooby.
Os cinco "homens de pedra" de cada equipe do Rocky Man fazem um revezamento em oito provas: surfe, mountain bike, stand up paddle (o surfe de remada), 30 quilômetros de corrida de montanha, parapente e, em seguida, os times se unem para mais cinco quilômetros de corrida, canoa havaiana e, para finalizar, voltam a correr até a linha de chegada. O trajeto passa por paisagens exuberantes, do Arpoador a subida do Corcovado até a Lagoa Rodrigo de Freitas. Uma corrida passando pela Vista Chinesa até a Pedra Bonita, de onde os pilotos das equipes decolam em um voo de parapente na São Conrado. Na Praia Vermelha, foi a hora de encarar o desafio da canoa havaiana para, depois, percorrer mais alguns quilômetros em Ipanema.
Nesta sexa-feira, foi realizada apenas a escalada. O grande destaque foi o americano Joe Maier, do Team USA, que conquistou pontuação máxima (780 pontos), superando os brasileiros Octávio Bernardes (Canoar - 660 pontos), em segundo lugar, e Andre Okuno (Selva - 590 pontos), em terceiro. Neste sábado, serão disputadas as provas individuais e coletivas.
Um dos principais surfistas de ondas grandes da nova geração no país, Scooby, que ganhou esse apelido na infância por conta do jeito meio engasgado de falar (parecido com o personagem Scooby Doo), não participa de competições de surfe, como a maioria dos profissionais. Sua vida é desbravar o mundo atrás de ondas gigantes. E ele se prepara diariamente para enfrentar os mares mais assustadores, com treinos funcionais e que ajudam a melhorar a capacidade cardiovascular, além de surfar e manter uma alimentação balanceada, evitando doces e gorduras. Com apenas 25 anos, o carioca viveu o auge da carreira e Portugal.
- Foi o melhor momento da minha vida. Com certeza, peguei a maior onda da minha vida, assim como o "Gordo", o Burle e Maya. Foi muito especial. Eu era o mais novo no mar e sou um dos mais novos das ondas grandes e mostrei que estava preparado. Tomei uma série inteira na cabeça e consegui aguentar tranquilamente o momento de tensão. Foi como um troféu chegar vivo e feliz em casa. Venho me dedicando às ondas grandes em todos os treinos e chegou a hora da verdade. Dizem que a minha onda foi a mais pesada do dia, surfei ela bem e puxei o Burle, que é uma lenda, na melhor onda da vida dele - lembrou o surfista.
Após disputar o Rocky Man, Scooby fará uma viagem com a família para Fernando de Noronha, em Pernambuco. Em seguida, irá atrás de ondas grandes na temporada havaiana, em picos como Jawls, Waimea e outras praias da região de North Shore, paraíso dos surfistas.
- O surfe de ondas grandes está evoluindo cada vez mais, e estamos acompanhando esta evolução, encontrando mais lugares, equipamentos novos e melhorando a segurança. É um esporte de risco. O meu grande objetivo agora é surfar aquela onda de Portugal na remada, e não de town in. Tenho até uma prancha que eu deixei lá, muito grande, feita para surfar em mares gigantes. Vou continuar me preparando para isso - finalizou.