Caminhada no Dique alerta população sobre os cuidados com a doença que acomete uma pessoa a cada seis segundos no mundo
SMS , Salvador |
02/11/2013 às 09:54
A cada seis segundos uma pessoa é afetada pelo Acidente Vascular Cerebral (AVC) no planeta. Esses são os números assustadores da doença que, segundo o Ministério da Saúde, mata 100 mil brasileiros por ano, além de ser causa de morte no país e de incapacidade no mundo.
Apesar de acometer mais frequentemente pessoas acima de 60 anos, o AVC ou "derrame" como é conhecido popularmente, pode ocorrer em qualquer idade, inclusive nas crianças. O índice da doença entre os jovens vem aumentando e, atualmente, 10% de todos os incidentes acontecem entre pessoas com menos de 45 anos.
Visando alertar a população sobre aspectos de prevenção desse tipo de acomentimento, além de destacar que os sobreviventes de AVC podem recuperar-se totalmente e manter sua qualidade de vida com os cuidados e apoio adequados em longo prazo, acontece neste domingo (03), a partir das 8 horas, no Dique do Tororó, a 3° Caminhada Rumo a Qualidade de Vida - Todos juntos podemos evitar o AVC.
Durante a ação, também será realizada uma feira de saúde onde serão ofertados gratuitamente à população serviços como a aferição da pressão arterial, da glicose e o cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), exames que avaliam os fatores de risco para a doença.
Para marcar a mobilização, alusivo ao Dia Mundial de Combate ao AVC, os jogadores dos times do Vitória e do Corinthians, que se enfrentarão às 17 horas no estádio do Barradão pela 31º rodada do Campeonato Brasileiro, entrarão em campo com a camisa da campanha e carregando a faixa juntamente com outros profissionais da saúde empenhados no evento.
A mobilização é uma promoção do Ministério da Saúde, das Secretarias Estadual e Municipal da Saúde da Bahia e Salvador, Academia Brasileira de Neurologia, Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares, Rede Brasil AVC, Hospital Geral Roberto Santos e Hospital Santa Isabel.