Esporte

Vasco vence no Maracanã, mas Goiás avança e pega Flamengo na semi

Jogo pela Copa do Brasil
Terra , Salvador | 24/10/2013 às 22:04
Walter e Renato Silva dividem pelo alto durante partida da Copa do Brasil
Foto: Mauro Pimentel
Diante de mais de 36 mil pessoas no Maracanã, o Vasco deu combate, foi aguerrido e conseguiu vencer o Goiás por 3 a 2, na partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil. Isso não foi o suficiente, no entanto, para ficar com a vaga. Por ter conseguido vantagem no confronto de ida, o time goiano confirmou a classificação para a semifinal e agora se prepara para encarar o Flamengo, de olho na final.

A vitória por um gol de diferença não serviu ao Vasco porque o time havia sido derrotado por 2 a 1 no Estádio Serra Dourada, em Goiânia. Como levou dois gols dentro de casa – principal critério de desempate -, o time carioca precisava de triunfo por dois gols de diferença. Pela equipe carioca, o jovem Thalles se destacou, com dois gols no primeiro tempo. Já o Goiás contou mais uma vez com Walter, autor de duas assistências.

O Goiás encara o Flamengo na semifinal da Copa do Brasil – o time rubro-negro eliminou o Botafogo na quarta-feira, com vitória por 4 a 0. A equipe goiana volta a campo no domingo, às 18h30 (de Brasília), quando encara o lanterna Náutico na Arena Pernambuco, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Vasco tenta fugir do rebaixamento contra a Ponte Preta, às 16h do domingo, no Estádio Moisés Lucarelli.

​O Vasco contou com um destaque improvável para levantar a torcida e as esperanças de classificação no Maracanã. O garoto Thalles, que foi defendido pelo técnico Dorival Junior durante a semana, brilhou no primeiro tempo. Logo aos 3min, abriu o placar ao receber cruzamento de Fagner, que avançou pela direita. O jogador dominou no meio da área e bateu cruzado, no contrapé de Renan, para estufar as redes.

Pouco depois, aos 16min, Thalles recebeu a bola na intermediária, durante contra-ataque, ignorou os gritos de Juninho, que pedia totalmente livre pela direita, e arriscou chute colocado da entrada da área – a bola entrou no canto esquerdo de Renan, fora do alcance do goleiro esmeraldinho. Em poucos minutos o time alcançou um placar que já seria suficiente. Não conseguiu segurá-lo, no entanto.

Walter, grande destaque do Goiás, ajudou a equipe a reagir. Apesar de bem marcado, conseguiu uma assistência aos 18min, quando dominou na intermediária e lançou pelo alto e em profundidade para a bonita finalização de primeira dada por Hugo, dentro da área. O gol animou o Goiás. Antes, Walter havia assustado ao levar a pior em choque de cabeça com Renato Silva. Precisou usar bandagem para conter sangramento.

O primeiro tempo ainda teve uma polêmica: aos 30min, Juninho fez jogada ensaiada em cobrança de escanteio e recebeu passe curto para cruzar na área, onde Luan apareceu livre para desviar de cabeça. O árbitro marcou impedimento inexistente - a zaga do time visitante dava condições claras. O gol foi legal, mas acabou não validado.

O segundo tempo mal começou e o Goiás conseguiu acabar com a empolgação vascaína. Aos 11min, Vitor bateu lateral para dentro da área, Walter ajeitou de peito e Amaral bateu travado com Juninho; a bola entrou no canto de Alessandro, empatando o confronto no Maracanã. Com esse resultado, encerrou-se a possibilidade de decisão por pênaltis. O placar obrigaria o Vasco a fazer mais dois gols para se classificar.

Walter sentiu lesão e deixou o gramado lesionado. O Goiás só precisaria se segurar, mas quase marcou aos 30min, quando Vitor ficou com sobra de disputa na área e bateu para o gol – o árbitro marcou impedimento de Thiago Mendes, que ficara caído no lance e atrapalhara a tentativa de defesa do goleiro Alessandro. Quatro minutos depois, o Vasco retomou a frente do placar e incendiou a partida no Maracanã.

O segundo gol vascaíno saiu em cruzamento de Yotún e cabeçada de Willie. O time passou a contar com dez minutos para marcar um gol e ficar com a vaga. A torcida embalou cantos exatando o "time da cirada", e apesar de toda a pressão, poucas chances reais foram criadas. A bola não entrou. Aos 46min, Juninho teve grande oportunidade em cobrança de falta dentro da meia-lua da grande área. Chutou por cima, no entanto.