Esporte

SELEÇÃO vence a Coreia do Sul por 2x0 e Neymar é o grande destaque

Jogo aconteceu na manhã deste sábado, horário de Brasília
Terra , Seul | 12/10/2013 às 10:52
Neymar marcou um gol e sofreu a maior parte das faltas
Foto: EFE
Neymar era um jogador muito aguardado para o amistoso deste sábado entre Brasil e Coreia do Sul, no Estádio Sang-Am, em Seul. Internacionalmente conhecido desde os tempos de Santos, o camisa 10 do Brasil vem se consolidando como um astro mundial em 2013, graças ao título da Copa das Confederações e à transferência para o Barcelona. No amistoso diante dos sul-coreanos, entretanto, o principal nome do futebol brasileiro na atualidade demorou a aparecer – mesmo assim, foi decisivo na vitória por 2 a 0, graças a um lampejo, e terminou eleito com melhor da partida oficialmente.

Os mais de 65 mil torcedores que compareceram ao estádio fizeram uma animada festa para o jogo, empurrando a equipe local sem deixar de lado o Brasil. Antes do pontapé inicial, o telão da arena e o sistema de som anunciaram os jogadores comandados por Luiz Felipe Scolari, e o público proporcionou uma entusiasmada ovação. Nomes como Daniel Alves, Dante, Marcelo e Oscar, conhecidos do público por suas atuações no futebol europeu, foram aclamados, mas Neymar ganhou atenção especial dos coreanos.

Ao longo da primeira etapa, porém, o artilheiro da Seleção Brasileira na atualidade demorou a engrenar. A torcida, que aplaudia respeitosamente o Brasil, se empolgava mesmo com as jogadas de Bokyung Kim pela direita – foi do camisa 15 a melhor chance dos anfitriões no primeiro tempo, em chute fraco que Jefferson defendeu aos 33min. Bem marcado, Neymar sofreu com a falta de espaço na defesa coreana. Ao ex-santista, restava tentar a sorte em uma cobrança de falta pela esquerda, jogada bastante treinada por Felipão na véspera.

E foi assim que Neymar abriu o placar em Seul: aos 43min da etapa inicial, após ser derrubado pela esquerda na entrada da área, o camisa 10 bateu a falta no canto do goleiro Sungryong Kim e mandou para o fundo das redes. Foi o primeiro gol de Neymar na Coreia do Sul, o segundo na Ásia como profissional – o primeiro veio em um amistoso do Barcelona contra a seleção da Tailândia em agosto, vencido pelos catalães por 7 a 1.

O lance poderia indicar uma mudança de Neymar no jogo. Mas quem foi ao estádio em Seul provavelmente esperava mais do astro. Ao longo do segundo tempo, com Ramires na vaga de Hulk e Paulinho mais próximo dos atacantes, o camisa 10 distribuiu bolas aos companheiros e tentou criar jogadas, mas mostrou pouco do jogador “fantasia” que se esperava diante de um adversário irregular como vem sendo a Coreia do Sul.

Foi assim até o fim do jogo, no qual o astro encerrou sua participação jogando próximo do meio de campo. Mesmo sem brilhar, Neymar ajudou a decidir. A chance agora para dar espetáculo vem na segunda-feira (14), no amistoso contra a Zâmbia. As duas seleções medem forças no Estádio Ninho do Pássaro, em Pequim.