Esporte

Eventos vão movimentar os amantes do Remo na Bahia

BAIANOS FAZEM O MELHOR DO REMO BRASILEIRO.

EP , da redação em Salvador | 04/10/2013 às 23:29
A Federação dos Clubes de Regatas da Bahia em parceria com a Confederação Brasileira de Remo estará promovendo nos próximos dias, grandes eventos do Remo brasileiro na capital baiana, com a participação do melhor do nosso esporte na tradicional Enseada dos Tainheiros, na Ribeira, participando ativamente das atividades programadas no Calendário Nacional de Eventos, trazendo grandes disputas e aprendizado para os atletas baianos.

 “Precisamos resgatar o melhor para o Remo baiano e essa oportunidade, será de fundamental importância para alavancarmos e prepararmos os clubes e atletas para o que temos de melhor nos outros centros, aumentando sua auto-estima, disse Elney Pitangueira de Andrade, Presidente da Federação dos Clubes de Regatas da Bahia”.


Dentro da programação estabelecida, teremos o Curso de Arbitragem Sulamericana, desenvolvida pela Confederação Sulamericana de Remo, que vai acontecer nos dias 25 e 26 de Outubro, com a participação de árbitros do Brasil e de países da América do Sul, onde, o foco principal será a formação de novos integrantes de arbitragem para já atuarem no RIO 2016. Esse curso será dividido em parte técnico e teórico, com toda a didática detalhada e usada nas principais competições no mundo.

Outro evento que vai mobilizar o Remo brasileiro na capital baiana é o CAMPEONATO BRASILEIRO DE REMO MÁSTER, reunindo mais de 300 participantes de 12 estados brasileiros, proporcionando bons espetáculos nas águas baianas. O Congresso Técnico vai se realizar no dia 25 de Outubro e servirá para definir as normas e diretrizes do campeonato, servindo de ajustes para as disputas que vão acontecer nos dias 26 e 27 de Outubro, onde, quem obtiver o maior número de vitórias, será declarado CAMPEÃO BRASILEIRO DE REMO MÁSTER.

Na outra semana, de 01 a 03 de Novembro, acontece a tradicional COPA NORTE E NORDESTE DE REMO, com a presença de clubes dos estados de Sergipe, Amazonas, Pernambuco, Brasília, Pará, Rio Grande do Norte e Espírito Santo, além da Bahia, totalizando mais de 20 clubes e quase 150 atletas, técnicos e dirigentes, brigando pela conquista desse tão cobiçado troféu. Essa competição foi idealizada pela FCRB em parceria com o Jornal A Tarde e a Colônia Espanhola no ano de 1961, com a criação de uma taça de ouro maciço, onde, uma réplica fica transitoriamente com a Federação vencedora, com recordes de participações, tornando a maior competição do Remo brasileiro, com a torcida se fazendo presente, proporcionando uma bonita festividade esportiva, na qual, a Bahia vai tentar manter a hegemonia da região.

Esses eventos terão a participação da Marinha e do Exército do Brasil, Governo do Estado da Bahia, Prefeitura Municipal de Salvador e Iniciativa Privada, trazendo a certeza de dias melhores e novas conquistas do Remo baiano.