Esporte

UPB diz que 330 prefeituras passam dificuldades e luta por autódromo

Até vala a intenção mas quem tem que construir autódromo é a iniciativa privada
Renato Barbosa ,  Salvador | 23/09/2013 às 19:01
Reunião do Rallye do Batom
Foto: DIV
A luta em defesa da construção de um autódromo na Região Metropolitana de Salvador (RMS) ganhou mais uma aliada: a presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria, prefeita de Cardeal da Silva. Ontem, no almoço de apresentação da 21ª Edição do Rallye do Batom para a imprensa, ela afirmou que a entidade está lado a lado com a presidente da Federação de Automobilismo da Bahia (FAB), Selma Morais, para viabilizar a construção desse equipamento imprescindível para o desenvolvimento do esporte a motor no estado.
 
“Estamos conversando com prefeituras de vários municípios da RMS, fazendo estudos de viabilidade, avaliando terrenos e em breve a gente espera ter boas novidades”, afirma Maria Quitéria. Ela acredita que cidades como Lauro de Freitas, Mata de São João e Camaçari têm condições ideais para abrigar o autódromo, tudo depende de localizar um terreno adequado e criar o melhor projeto de viabilidade. O Rallye do Batom 2013 acontece no dia 28 de setembro (sábado), com largada às 9h, no Jardim dos Namorados, em Salvador.
 
Maria Quitéria destaca que o automobilismo, além de estimular o turismo e o comércio local, ainda é uma fonte importante de geração de emprego e renda. Com duração estimada de quatro horas e meia e percurso aproximado de 130 quilômetros, a 21ª Edição do Rallye do Batom passará pelas cidades de Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari.
 
Ontem, no encontro com a imprensa, o presidente da Petrobahia, Ruy Andrade, também ressaltou que a população de Salvador, apaixonada por automobilismo, demanda a construção de um autódromo desde a época das corridas da Avenida Centenário, nas décadas de 60 e 70, onde surgiram nomes como Lulu Geladeira.  “Salvador e Região precisam de um espaço para desenvolvimento do automobilismo, a exemplo do que está ocorrendo em Vitória da Conquista, que depois da construção do autódromo tem abrigado um número cada vez maior de provas, com expressiva participação popular”, destaca Andrade.
 
O vereador Claudio Tinoco também falou sobre a importância da construção de um autódromo na RMS e disse que vários integrantes da Câmara de Vereadores de Salvador apoiam essa causa e o desenvolvimento do automobilismo no estado. Os vereadores Teo Senna e Leo Prates participaram da apresentação do Rallye do Batom para a imprensa. Além do superintendente da Sudesb, Raimundo Nonato Tavares da Silva (Bobô), e da chefe de Gabinete da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Olívia Santana.
 
4x2 e 4x4
 
A competição começa com as competidoras das categorias Graduados, Turismo e Expedition e Batom 4x4, que vão percorrer uma mesma trilha. Na sequência partem para a aventura os competidores das categorias Convidados, Batom 4x2 e Turismo 4x2. 
 
Uma trilha maravilhosa que ira fazer a ruptura do urbano com o rural, assim será a 21ª edição do Rallye do Batom, segundo o diretor de levantamento da planilha, Rogério Almeida. Ele conta que a organização da prova lhe solicitou que a diversão fosse priorizada, sem esquecer o desafio.
 
Como em edições anteriores, serão utilizadas duas planilhas: uma para carros 4x4 e outra para 4x2. A primeira promete mais adrenalina, pois exige melhor desempenho do automóvel e da dupla em trechos fora de estrada. Apesar ser uma trilha com menos obstáculos e sem as famosas pegadinhas da 4x4, se engana quem acha que vai faltar emoção para a turma do 4x2.  “Quem vai de 4x2 deve levar para a trilha muita alegria e espírito aventureiro, porque a diversão já está garantida”, comenta o diretor.
 
O levantador é o atual diretor do Campeonato Cearense de Rally e diretor da Copa Troller Nordeste e tem 20 anos de experiência em organização de competições do gênero. Como competidor, Almeida é campeão do Rally Cross Country, bicampeão do Rally dos Sertões e tetracampeão do Rally Cerapió, pela equipe Chevrolet.
 
Inscrição
 
As inscrições podem ser feitas pelo site www.rallyedobatom.com.br. A expectativa é que aproximadamente 600 pessoas participem como competidoras da prova. Para participar do Rallye do Batom 2013, o competidor precisa doar 40 quilos de alimentos não perecíveis (exceto sal, fubá, farinha e milho de pipoca) e pagar R$50,00 (pelo GPS).