Simultaneamente a competição nacional, o Circuito de Automobilismo da capital baiana, recebeu duas etapas do campeonato Baiano
Qualidade , Salvador |
02/09/2013 às 07:01
Competição aconteceu no domingo último com bom público
Foto: DIV
A Copa Brasil de Velocidade na Terra movimentou a Orla Marítima de Salvador. Os amantes do off road fizeram da praia da Boca do Rio (ao lado do Aeroclube Plaza Show) a casa do esporte a motor que mais cresce no Brasil, segundo dirigentes da CBA. Simultaneamente a competição nacional, o Circuito de Automobilismo Erinaldo Matias, o Pernambuco, recebeu duas etapas do Baiano de Velocidade na Terra e o grande vencedor foi o público que pode conferir de perto as oito baterias realizadas neste domingo (01).
Devidos às chuvas que caíram sobre a capital na sexta-feira e sábado, as provas que estavam agendadas para ontem (31/09) tiveram que ser adiadas por causa da quantidade de lama que acumulou no circuito. Mas ontem, a história foi bem diferente. Com um domingo com clima de verão, foi necessário molhar o circuito a cada bateria para conter a poeira. Transformando a pista em um verdadeiro tapete, do jeito que os pilotos gostam.
O Circuito de Automobilismo de Salvador é o único do Brasil com esta localização privilegiada a 50 metros da praia, segundo Zilmar Sirtoli, presidente da Comissão Nacional de Velocidade na Terra, órgão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). “Está é sem dúvida uma das melhores pistas do país”, declarou o dirigente. A praça esportiva conta com excelente infraestrutura, praça de alimentação, banheiros e espaço para cerca de oito mil pessoas, com visão de 100% do circuito.
Também prestigiaram o evento o assessor técnico da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), professor Ney Santos, e a gerente de Eventos e Promoções da mesma entidade, Amélia Ramon. Para o professor, o apoio dado a eventos dessa natureza é obrigação da Sudesb, que o ver como fomentador de novos talentos. “Não podemos esquecer que deste esporte saíram talentos como o piloto Luiz Razia, que chegou a Formula 1. Eventos como este colocam a Bahia no roteiro de grandes eventos nacionais”. Ao final do evento a Sudesb recebeu um troféu simbólico pelo apoio que vem dando ao esporte a motor.
A prova
Quando largaram as primeiras baterias, por volta das 14h, o público, que compareceu em bom número pode se deliciar de manobras arrojadas e um show de imagens. Destaque para a categoria turismo, que levou ao grid nada menos que 17 carros. Levando ao delírio o público que acompanhava atentamente da arquibancada.
Alguns achavam o barulho dos motores ensurdecedor, outros curtiam o som como se estivessem em um concerto. Famílias inteiras compareceram ao circuito, acompanhando de perto a competição nacional, que pelo segundo ano consecutivo desembarcou na capital baiana.
A prova contou com cerca de 40 pilotos, distribuídos em quatro categoria: Fórmula Tubular Injetado, também conhecida como AutoCross (carros com gaiolas tubulares com motores de carro); Kart Cross (carros com gaiolas tubulares e motores de motocicletas); Speed (Fusca com motor de AP 2000cc; e Turismo (Gol, Voyage e Passat, com motor AP 1600cc). Cada piloto correu duas baterias e o vencedor foi aquele que somou mais pontos no acumulado.
O Evento contou com o patrocínio da Distribuidora de Combustíveis Petrobahia S.A, do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia e FazAtleta e apoio da Prefeitura Municipal de Salvador. A Copa Brasil de Velocidade na Terra e o Campeonato Baiano de Velocidade na Terra são realizações do Clube de Automobilismo da Bahia, supervisionados pela Federação de Automobilismo da Bahia (FAB) e pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).
Campeonato Baiano de Velocidade na Terra
Na competição estadual, foram realizadas duas etapas de cada categoria: a Terceira e Quarta etapas da Speed e Quarta e Quinta da Turismo. Um dia inesquecível para o piloto Leri Ricardo, da Turismo, que conquistou o tricampeonato baiano, entrando para um grupo seleto, já que somente três pilotos levantaram a taça tantas vezes. Além dele, Humberto Cajaíba (três vezes) e Lisandro Cardoso (quatro).
“Ano que vem estarei ainda mais motivado, vamos começar a melhorar o carro e buscar o tetra. Agradeço a minha família, meus amigos e parceiros por esta grande conquista”, declarou Ricardo. Na Speed o campeonato está aberto e a decisão vai ficar para a última etapa que acontecerá em outubro.
Para o piloto Aureliano Campos, o Lelo Bala, que também é presidente do Clube de Automobilismo da Bahia, o evento foi um sucesso. “Esse sucesso é mérito de todas as pessoas que trabalharam para tornar este evento realidade. Mérito também dos pilotos que fizeram uma grande festa, que celebrou a ascensão deste esporte no Estado”. Ele agradeceu à Petrobahia pelo patrocínio e ao apoio da Prefeitura de Salvador e do Governo do Estado.
Formula Tubular Injetada – É uma competição que revela pilotos de alto nível, como Luiz Razia, vice-campeão da GP2, principal categoria de acesso a Fórmula 1. A Fórmula Tubular, também conhecida como AutoCross, se caracteriza por utilizar carros com gaiolas tubulares com motores de carro. A pista utilizada para a competição é a mesma do Kartcross, ou seja, pista de terra de 800 a 2000 metros. Os motores utilizados são Motor a Ar Volkswagem (de Fusca) Preparado Ou Motor AP600 (santana).
Kart Cross - Nas provas de KartCross os carros se diferenciam dos demais pelo uso de motores de motos. Três categorias podem competir em kartcross: o kartcross 125cc, o kartcross 200cc e o kartcross força livre ate 400cc. As competições ocorrem em pistas de terra de 800 a 2000 metros. Competem karts com gaiolas específicas para o kartcross.
Confira os vencedores do final de semana:
COPA BRASIL DE VELOCIDADE NA TERRA
Formula Tubular Injetada
1º Ricardo Basso
2º Walter Hugo
3º William Cancelier
4º Iradir Biasuz (gauchinha)
5º Vitor Carvalho
Kart Cross
1º Paulo Gomes
2º Tiago Zepolato
3º Claudio Marçal Jr
4º Antônio Carlos
5º Marcelo Batista
Speed
1º Aurelino Campos
2º Hamilton Silva
3º Helder Jackson
4º Claudomiro Junior
5º Deusdete Nunes
Turismo
1º Jackson Sodré
2º Leri Ricardo
3º Kenni Henke
4º Humberto Cajaíba
5º Antônio Gomes
CAMPEONATO BAIANO DE VELOCIDADE NA TERRA
Speed 3ª Etapa
1º Aurelino Campos
2º Hamilton Silva
3º Claudomiro Junior
Speed 4ª Etapa
1º Aurelino Campos
2º Hamilton Silva
3º Helder Jackson
Turismo 4ª Etapa
1º Jackson Sodré
2º Leri Ricardo
3º Humberto Cajaíba
Turismo 5ª Etapa
1º Jackson Sodré
2º Leri Ricardo
3º Humberto Cajaíba
COPA INTEGRAÇÃO
Turismo 1ª Etapa (Luiz Eduardo Magalhães)
1º Kenni Henke
2º Leri Ricardo
3º Bruno Canavezi
4º Mateus Farroplilha
5º Jackson Sodré