O campeonato brasileiro é muito disputado
Terra , BH |
04/08/2013 às 09:55
Cruzeiro vence Coritiba
Foto: Terra
Os cruzeirenses poderiam ter reencontrado Alex pela primeira vez depois de quase dez anos, mas não devem ter lamentado sua ausência neste sábado. Em duelo de duas equipes do G-4, o Cruzeiro superou o Coritiba, que teve o desfalque do lesionado Alex, e venceu por 1 a 0.
A partida disputada no Mineirão foi extremamente equilibrada e com chances de lado a lado, mas prevaleceu o time da casa graças a gol marcado por Luan.
Digno de um confronto dos líderes, o único jogo deste sábado pela 11ª rodada recolocou o Cruzeiro, ao menos temporariamente, na liderança do Campeonato Brasileiro. Invicto no Mineirão, o time de Marcelo Oliveira foi a 21 pontos e saltou da quarta para a primeira posição. No domingo, ficará de olho no Botafogo, que tem 20 pontos e enfrenta o Vasco no Maracanã. O Coritiba permanece com os mesmos 20 pontos, ainda dentro do G-4.
Apesar de muitas ausências - além de Alex, jogou sem Iberbia, Junior Urso e Deivid -, o Coritiba começou o jogo melhor e também teve várias oportunidades no segundo tempo. Dentro do próprio jogo, contou com mais problemas: Bill sentiu lesão muscular e pediu substituição, o que deu chance a Keirrison. O centroavante perdeu duas chances claras de gol e também se machucou, no joelho. Assim, o time de Marquinhos Santos deixa de ser o único invicto do Brasileiro.
O Cruzeiro, no ritmo de Everton Ribeiro, foi meelhor ao longo de todo o jogo. Muito veloz na transição defesa-ataque, abriu o marcador aos 11min. O jovem lateral Mayke, de 21 anos, apareceu de maneira decisiva. Foi à linha de fundo pela direita e colocou boa bola na direção de Luan, que empurrou para dentro das redes do Coritiba.
O Coritiba, que havia ameaçado em chegada de Gil pela direita, pressionou com cabeça de Lincoln, mas aos poucos perdeu o controle do jogo. Everton Ribeiro perdeu boa chance de direita e viu Ricardo Goulart, em assistência de Egídio, também perder de cabeça. Ansioso por ampliar o marcador, o Cruzeiro passou intranquilidade depois que Vinícius Araújo também desperdiçou na frente de Vanderlei.
Com personalidade, a equipe paranaense voltou a criar mais e assustou o público no Mineirão. As duas principais chances foram com Keirrison. Na primeira, ele recebeu cruzamento e bateu na trave em bom cruzamento de Diogo Goiano. Minutos depois, Robinho avançou pela direita e serviu, mas Keirrison deixou passar uma bola acessível na pequena área.
Aos poucos, o Coritiba murchou sem seu jogador mais decisivo, Alex, e o Cruzeiro só controlou para comemorar de novo uma vitória. Quarta passada, no Maracanã, havia perdido para o Fluminense, mas voltou a sentir a sensação de liderar. Ao menos até o Botafogo ir a campo no domingo.