No início do mês de julho, uma ressaca no mar espantou o Chile. Mas, enquanto parte do país se preocupava com o fenômeno, um grupo de brasileiros se preparava para fazer história no surfe. Carlos Burle foi um dos que encararam ondas gigantes no sul do país e o surfista pernambucano acredita ter surfado a maior onda do mundo. Burle esperou dois anos pelas condições ideais para as ondas gigantes surgirem e acredita ter encarado um paredão de 24,3m.
- O local, Rafael Tapia, falou: "Carlos, tenho que te apresentar uma onda aqui que é gigante, mas só dá com vento norte" - contou o surfista, no SporTV.
Quando a oportunidade surgiu, Rodrigo Koxa, Vitor Faria e Edílson Assunção, o "Alemão de Maresias", acompanharam Burle na aventura. Eles conheceram a praia de ondas imensas através de um surfista local, Rafael Tapia com a condição de não revelarem para o mundo a localização exata de onde elas acontecem. A preocupação de Tapia é que a praia não seja invadida por uma multidão de surfistas de ondas grandes. Por pouco Burle não perdeu a chance de encarar uma das maiores ondas de sua vida. Ele quase escolheu a prancha errada para a aventura.
- Essa prancha é australiana, demorou dois anos para surfar com ela, você só surfa nessas condições extremas e eu não ia levar. No Chile está sempre aquele mar liso, acho que vou levar minha "bullet" (para surfar ondas acima de 7 pés), tem peso. O Alemão de Maresias, o Rodrigo Koxa e o Vitor Faria falaram: "Não, traz a prancha de Jaws porque todo mundo está falando que a onda é gigante e muito difícil de surfar"
A prancha foi exclusivamente projetada para esse tipo de onda. Feita com interior de chumbo, ela pesa 12 quilos e tem 6'2 pés, o equivalente a 1,80m de altura. No dia do feito, a ondulação durante a manhã ainda estava crescendo, mas já mostrava seu potencial.
- Estava no final do dia falando: "Não peguei as ondas que vocês pegaram. Alemão, me puxa, por favor, em uma onda grande e no lugar certo". Na hora dá o maior medo, muita adrenalina, é uma sensação incrível.
Na maior onda do dia, Burle estava em uma parede de água de 20m de altura em relação ao nível do mar, o equivalente a um prédio de oito andares. Descendo a onda, o surfista atinge 70km/h na fase crítica. Na possível onda que pode bater o recorde mundial, não houve vídeo. O registro foi feito por Rafael Tapia, que fotografava a sessão da praia.
- Sou um cara experiente o suficiente para falar que foram as maiores ondas que a gente surfou nas nossas vidas e, realmente, já surfei Mavericks gigante, Jaws, já surfei Cortes.
O atual recorde da maior onda surfada é do havaiano Garret McNamara, que surfou 23,7m, em Portugual, em 2011. Burle estima que a onda do Chile tenha pelo menos 80 pés, se baseando na sequência das três fotos da ação. A medição oficial será feita pela premiação XXL que contabiliza as maiores ondas surfadas até março de 2014.