Esporte

VETTEL vence GP da Alemanha diante torcida e Felipe Massa abandona

Felipe Massa rodou e deixou a prova
Globo , Alemanha | 07/07/2013 às 12:29
Vettel comemora vitória ao lado de sua torcida
Foto: Getty Images
Sebastian Vettel tem apenas 26 anos, recém-completados na última quarta-feira, dia 3. E apesar de tão jovem é dono de um currículo que o garante no hall dos maiores da Fórmula 1. Dezenas de vitórias, pódios e três títulos mundiais. Mas em meio a tantos triunfos, faltava um. Talvez o de maior valor sentimental na carreira de um piloto. 

O alemão nunca havia sentido o gostinho de vencer diante de sua torcida. E o tão esperado triunfo chegou neste domingo, em Nurburgring. O garoto prodígio segurou a pressão de Kimi Raikkonen – seu possível companheiro na RBR em 2014 – nas voltas finais, venceu o GP da Alemanha, válido pela nona etapa da temporada, e finalmente pôde fazer a festa diante dos fãs que lotaram a arquibancada. 

O “Homem de Gelo” completou a prova apenas 1s atrás, seguido pelo seu companheiro de Lotus, Romain Grosjean, que fechou o pódio. Confira os melhores momentos da prova no vídeo acima.

A estratégia diferente da Ferrari até que se mostrou acertada, mas não foi o suficiente para a vitória. Fernando Alonso largou em oitavo e chegou em quarto. Entretanto, parou seu carro logo após cruzar a linha de chegada e deverá ser investigado, com a possibilidade de ser punido. Já Felipe Massa não pôde usufruir da tática. Logo na quarta volta, o brasileiro abandonou a corrida após rodar na curva 1 e seu carro apagar.

A Mercedes mostrou que, apesar do polêmico episódio do “Testgate”, ainda enfrenta problemas para administrar o desgaste dos pneus. O pole position Lewis Hamilton foi presa fácil nas primeiras voltas e terminou em quinto. Já Nico Rosberg, que venceu duas das últimas três provas, fez uma prova discreta e chegou em nono após largar em 11º. Quem se destacou foi Jenson Button. Poupou pneus, fez dois pit stops contra três dos rivais e levou o limitadíssimo carro da McLaren ao sexto lugar. 

E por falar nisso, após o “festival” de pneus furados de Silverstone, nenhum incidente com compostos aconteceu em Nurburgring. Os pilotos chegaram até a ameaçar boicotar a prova. A Pirelli, fornecedora única da categoria, mudou a composição dos pneus traseiros, substituindo a cinta de aço por kevlar (material usado em coletes à prova de bala) e parece ter resolvido o problema.
Vettel volta a abrir na liderança do campeonato

Esta foi a quarta vitória de Vettel na temporada, sua 30ª na carreira. Com o resultado, ele volta a se distanciar na liderança do campeonato, após ter abandonado o GP da Inglaterra.  O alemão da RBR chegou aos 157 pontos e aumentou sua vantagem para o vice-líder Fernando Alonso de 21 para 34 pontos. Confira a classificação completa.inegrafista é atingido por pneu

O domingo foi marcado por dois imprevistos. Logo no começo da prova, um cinegrafista da Formula One Management (FOM) - empresa que detém os direitos comerciais da F-1 - foi atingido na cabeça por um pneu durante o pit stop de Mark Webber (RBR). O homem foi encaminhado de helicóptero para um centro médico da região. Saiba mais.

Piloto 'fantasma' desce ladeira

Na 23ª volta, o motor de Jules Bianchi estourou e a Marussia começou a pegar fogo. O princípio de incêndio foi controlado rapidamente, mas quando o guindaste chegou para rebocar o carro, o bólido vazio começou a descer “de ré”, atravessando a pista e parando somente ao atingir uma placa de publicidade. O episódio provocou a entrada do safety car.
Próxima etapa: GP da Hungria, 28 de julho
O próximo desafio dos pilotos é o GP da Hungria, dia 28 de julho, válido pela 10ª etapa da temporada. Antes disso, alguns deles voltam à pista para o teste de novatos, de 17 a 19 de julho em Silverstone, cuja participação de titulares foi liberada para ajudar no desenvolvimento dos novos pneus que serão implementados para evitar o “festival” de compostos furados vistos na Inglaterra. Veja o calendário.