Além do Aberto da França, ele foi campeão também em São Paulo, Acapulco, Indian Wells, Barcelona, Madri e Roma.
AFP , FRANÇA |
09/06/2013 às 13:05
Natal recebe a taça de Usain Bolt na França
Foto: AFP
O espanhol Rafael Nadal (4º do mundo) quebrou mais um recorde neste domingo. Ao vencer o compatriota David Ferrer por 3 sets a 0 (parciais de 6/3, 6/2 e 6/3), em 2 horas e 16 minutos, Nadal, 27, conquistou pela oitava vez o torneio de Roland Garros.
Nunca um tenista havia ganho em oito oportunidades o mesmo Grand Slam --ele venceu também nos anos 2005, 2006, 2007, 2008, 2010, 2011 e 2012.
Foi ainda o seu 12º título de Grand Slam, empatando com o australiano Roy Emerson na lista dos mais vitoriosos. Ele fica atrás apenas do americano Pete Sampras (14) e do suíço Roger Federer (17).
Mesmo tendo declarado estar cansado após a batalha de cinco sets e mais de quatro horas e meia contra o sérvio Novak Djokovic, líder do ranking, durante a semifinal na sexta-feira, Nadal não teve trabalho para bater o número 5 do ranking da ATP que disputou a sua primeira final de Grand Slam.
A partida foi interrompida no final do segundo set, quando um ativista contra o casamento de pessoas do mesmo sexo invadiu a quadra mascarado e com um sinalizador, mas foi contido pelos seguranças. No terceiro set, outro incômodo: a chuva interrompeu o duelo por alguns minutos.
Em 18 confrontos no saibro, Ferrer, 31, venceu Nadal apenas uma vez --no primeiro jogo entre os dois, em Stuttgart, em 2004. No confronto geral, a última vez que Ferrer derrotou o rival ocorreu em janeiro de 2011, no Aberto da Austrália.
Nadal conquistou o seu sétimo título desde que voltou de uma contusão, em fevereiro --ficou sete meses parado por causa de lesão no joelho. Além do Aberto da França, ele foi campeão também em São Paulo, Acapulco, Indian Wells, Barcelona, Madri e Roma.