Esporte

Copa das Confederações: sem caxirola e bandeiras

Pelo menos dois mil homens vão trabalhar na segurança do amistoso no Maracanã
Nara Franco , da redação no Rio de Janeiro | 27/05/2013 às 18:57
Bem que o Ministério dos Esportes e Carlinhos Brown tentaram, mas a caxirola está vetada para a Copa das Confederações e não poderá ser usada nos estádios do evento, disse nesta segunda-feira o gerente-geral de segurança do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 (COL), Hilário Medeiros.

A decisão de proibir a caxirola entrará em vigor a partir do próximo domingo, quando a FIFA realiza seu último evento-teste antes da Copa das Confederações, o amistoso Brasil x Inglaterra, no Maracanã, às 16h.

Segundo Medeiros, a proibição foi definida em conjunto pelo governo federal, COL e FIFA depois da confusão ocorrida na Arena Fonte Nova, em Salvador, em abril.

"Não será permitida agora nem na Copa das Confederações a entrada de instrumentos musicais... Foi feito um evento-teste em Salvador com a caxirola, e depois as áreas de segurança da Fifa, governo e comitê organizador chegaram a essa posição", disse Medeiros.

Além de instrumentos musicais, mastros de bandeiras e fogos de artifício também serão proibidos pelos agentes de segurança. Durante a partida também será proibida a venda de bebidas alcóolicas. No entanto, para a Copa das Confederações a cervejinha do torcedor estará liberada.

Pelo menos 2.000 homens vão trabalhar na segurança do amistoso no Maracanã, o primeiro do estádio com sua capacidade máxima. Serão de 1.000 a 1.200 agentes de segurança privada, 350 policiais militares e homens de outras cinco forças e instituições.

Será testado pelo primeira vez no novo Maracanã um sistema de segurança com 383 câmeras, que irá monitorar os torcedores dentro do estádio. Segundo o COL, os sistemas de telecomunicações e transmissão, o serviço de hospitalidade e o centro de mídia ainda não vão operar nos moldes e padrões previstos para a Copa das Confederações.

Amanhã, dia 28, a seleção brasileira se apresenta no Rio de Janeiro para iniciar a preparação para o jogo contra a Inglaterra.