Esporte

CAXIROLA vetada na Copa das Confederações depois da revolta Bamor

Já a caxirola virou protagonista por causa do protesto da torcida do Bahia. Após a derrota para o Vitória na Fonte Nova
Terra ,  Salvador | 27/05/2013 às 15:19
Revolta dos torcedores do Bahia sepulta caxirola na Copa das Confederações
Foto: Futura Press
Apresentada como instrumento musical para a Copa do Mundo, a caxirola está vetada para o evento-teste do Maracanã no próximo domingo e para a Copa das Confederações. Segundo o gerente geral de segurança do Comitê Organizado Local (COL), Hilário Medeiros, o item é considerado instrumento musical e está entre os objetos de entrada proibida .

A caxirola foi lançada com pompa pelo músico Carlinho Brown e chegou a ser apresentada à presidente da República, Dilma Rousseff, para ser a "vuvuzela" brasileira na Copa do Mundo. Na África do Sul, o instrumento de sopro ganhou notoriedade e gerou reclamações por seu barulho ao longo do jogo.

Já a caxirola virou protagonista por causa do protesto da torcida do Bahia. Após a derrota para o Vitória na Fonte Nova, muitos torcedores atiraram no no campo o objeto que fora distribuído gratuitamente. Desde o incidente, Fifa e Governo passaram a reavaliar o uso da caxirola para o evento-teste.

"Não é permitida a entrada de torcedores com qualquer instrumento musical, e a caxirola entra neste quesito. Estamos adotando isso já nos jogos-testes e, na Copa das Confederações, essa regra também vai valer", disse Hilário.

Para a Copa do Mundo o objeto ainda não é totalmente descartado. Nunca houve confirmação de que a caxirola seria comercializada para a Copa das Confederações e o plano inicial prevê a utilização para o Mundial. A tendência, no entanto, é que com os recentes acontecimentos o controle se estenda até 2014.