Jogaço de bola com vitória do time inglês
Tasso Franco , da redação em Salvador |
15/05/2013 às 19:31
Luizão foi superado por Fernando Torres que abriu placar para Chelsea
Foto: EFE
Com um gol no último minuto, o Chelsea derrotou o Benfica nesta quarta-feira, por 2 a 1, na Amsterdã Arena, na Holanda, e conquistou a Liga Europa pela primeira vez em sua história.
O herói da conquista foi o zagueiro Ivanovic, que marcou um gol de cabeça aos 47min do segundo tempo. Fernando Torres fez o outro gol do time inglês, enquanto Óscar Cardozo, de pênalti, anotou para a equipe portuguesa.
O Benfica, por sua vez, continua com seu jejum europeu. Não ganha um torneio continental desde 1961/62, quando venceu a Copa dos Campeões pela segunda vez em sua história.
O JOGO
Nos primeiros 45 minutos, o Benfica deu oito chutes a gol, contra apenas três do Chelsea. O time português dominou o início da partida, mas os arremates não significaram muito. Isso porque o goleiro Cech não teve trabalho.
Bem mais solto em campo, o Benfica girou a bola, variou as jogadas, impôs velocidade, aproveitou bem os espaços deixados pela defesa adversária na intermediária, mas faltou caprichar nas finalizações.
Cinco foram para o gol, todas sem grande perigo para Cech. Em outras situações, abusou dos toques e perdeu a chance de chutar. O Chelsea, por sua vez, demorou a engrenar e só equilibrou as ações a partir da metade do primeiro tempo.
E curiosamente criou a melhor chance de gol. Foi aos 38min, quando Lampard chutou com efeito de fora da área e Artur espalmou para escanteio. No mais, não conseguiu encaixar um contra-ataque. Convocado por Felipão para a Copa das Confederações, Oscar fez pouco. Mata também. O Chelsea sentiu falta de criatividade.
E assim como no primeiro tempo, o Benfica começou o segundo com tudo. Com boa movimentação do seu ataque, encontrou bons espaços, como aos 13min, quando Salvio aproveitou um cruzamento e cabeceou. Cech fez defesa segura. Um minuto depois, o goleiro apareceu novamente. Dessa vez foi importante para o outro lado.
O goleiro lançou a bola, Luisão perdeu a disputa pela bola para Fernando Torres, que avançou, driblou Artur e abriu o placar. O técnico Jorge Jesus agiu rápido. Sacou Melgarejo e Rodrigo para colocar John e Lima. Deu certo. Oito minutos após levar o gol, o Benfica conseguiu o empate.
Azpilicueta colocou a mão na bola e o árbitro marcou pênalti. Óscar Cardozo cobrou e deixou tudo igual. O jogo ganhou em emoção. O time português continuou a impor o seu ritmo, enquanto a equipe inglesa torcia por um contra-ataque.
Ele veio aos 42min, quando Lampard acertou o travessão de Artur. Aos 47min, quando tudo parecia certo para a prorrogação, Ivanovic aproveitou um cruzamento e cabeceou para as redes para dar o título ao Chelsea no apagar das luzes em Amsterdã.