Esporte

PERFEITO! Alonso vence GP da Espanha e Massa vai ao pódio em 3º

Para quem vinha em maré de azar foi uma boa o terceiro lugar de Felipe Massa
Globo , Barcelona | 12/05/2013 às 13:34
Fernando Alonso fez uma corrida perfeita em Barcelona e comemora com Massa
Foto: AP
Os espanhóis lotaram as arquibancadas do Circuito da Catalunha esperançosos por um show do ídolo nacional Fernando Alonso. Expectativa correspondida com uma exibição de gala do piloto da Ferrari. O bicampeão mundial largou em quinto, não tomou conhecimento dos rivais e faturou o GP da Espanha, válido pela quinta etapa da temporada 2013, confirmando o discurso confiante do dia anterior. 

Alonso ultrapassou Kimi Raikkonen (Lotus), Lewis Hamilton (Mercedes) e Nico Rosberg (Mercedes) nas primeira voltas, ganhou a posição de Sebastian Vettel (RBR) nos boxes e, na metade da prova, superou novamente o finlandês da Lotus, que apostava em uma estratégia de três pit stops contra quatro dos demais pilotos. Extasiado com a terceira vitória em casa (Barcelona 2006 e Valência 2012), Alonso quebrou protocolo e saudou o público que o prestigiou dando uma volta carregando a bandeira da Espanha (assista aos melhores momentos da corrida no vídeo acima).

Mas o show em Barcelona não ficou só por conta do piloto da casa. Felipe Massa também brilhou. Depois de ter que largar em nono devido a uma punição no treino classificatório, o brasileiro fez uma bela corrida de recuperação, com diversas ultrapassagens em momentos importantes, e cruzou a linha de chegada em terceiro, subindo no pódio pela primeira vez na temporada. Feliz com a exibição, o piloto comemorou o resultado com a esposa Raffa Massa e o filho Felipinho na saída da pista. Raikkonen, em segundo, completou o pódio.

Constante e frio, Raikkonen aproveitou muito bem o menor consumo de pneus do carro da Lotus e fez uma parada a menos nos boxes que os adversários. O “Homem de Gelo” apresenta uma regularidade impressionante desde que retornou à categoria, em 2012. É a 22ª vez seguida que termina na zona de pontuação, aproximando-se do recorde estabelecido por Michael Schumacher de 2001 a 2003. A dupla da RBR fechou o top 5, com o alemão Vettel em quarto e o australiano Mark Webber em quinto.

A preocupação de Nico Rosberg e Lewis Hamilton com o fraco rendimento da Mercedes, devido ao alto consumo dos pneus, se confirmou. A dupla, que havia feito dobradinha no treino classificatório e dividia a primeira fila no grid de largada, passou longe da briga pela vitória. O alemão terminou apenas em sexto, mas pelo menos somou pontos. Pior ainda foi Hamilton. O campeão mundial de 2008 levou volta dos ponteiros e amargou um decepcionante 12º lugar, fora da zona de pontuação. Paul Di Resta (Force India), Jenson Button (McLaren), Sergio Pérez (McLaren) e Daniel Ricciardo (STR) completaram os dez primeiros.

Vettel segue líder 
do campeonato

Com a segunda vitória no ano, Alonso chega aos 72 pontos e assume a terceira posição no Mundial de Pilotos. Ele superou Lewis Hamilton, que passou em branco na prova e estacionou nos 50.  O líder continua sendo Sebastian Vettel, que soma 89 pontos. O alemão, porém, viu sua vantagem para Kimi Raikkonen diminuir de dez para quatro pontos.

O espanhol da Ferrari conseguiu uma façanha expressiva no circuito catalão. Foi a segunda vez que um piloto que não largou na primeira fila venceu em Barcelona. A então única vez havia sido em 1996, quando Michael Schumacher triunfou após largar em terceiro em um atípico GP, debaixo de chuva torrencial.

Alonso atingiu outras duas marcas importantes. Chegou a 11 vitórias, igualando Massa como quarto maior vencedor da história do tradicional time de Maranello. Foi o 32º triunfo da carreira do espanhol, que deixa o britânico Nigel Mansell para trás e se isola na quarta posição no ranking dos pilotos que mais vezes subiram no degrau mais alto do pódio na categoria máxima do automobilismo mundial, atrás apenas de Michael Schumacher (91), Alain Prost (51) e Ayrton Senna (41).