Esporte

SALVADOR 464 ANOS: Campeonato de damas tem 90 atletas de todo país

Para o diretor de esportes da Secretaria Municipal da Educação, Téo Senna, “esse é mais um grande evento esportivo que está vindo para Salvador
Agecom , Salvador | 26/03/2013 às 10:01
Começa hoje (26), às 15h, o Campeonato Brasileiro de Damas, que será disputado até a próxima sexta-feira (29), no Hotel Sol Plaza (Av. Otávio Mangabeira, 4581 – Armação – 3418-3699). Com 90 atletas de todo o país, o torneio será feito no sistema suíço, de nove rodadas, em que os competidores se enfrentam em ordem aleatória e vence o que tiver o maior número de pontos no final. Vários ex-campeões brasileiro estarão no evento, que integra a programação do Festival da Cidade, em comemoração aos 464 anos de Salvador.

Para o diretor de esportes da Secretaria Municipal da Educação, Téo Senna, “esse é mais um grande evento esportivo que está vindo para Salvador, dentro de uma política de atração de competições esportivas, não só para incentivar a prática, mas também de fomentar o turismo de eventos.” O diretor de esportes da federação Baiana de Damas e ex-campeão brasileiro da modalidade, Franklin Santoro, “a vinda do campeonato vei certamente ajudar a popularizar a prática de damas em alto nível.”

As disputas são feitas em duas partidas nas quais os atletas partem de uma posição sorteada previamente e desconhecidas por ambos. Em cada partida, um jogador assume as peças brancas e o outro as pretas e depois as posições são invertidas. Dentre os atletas presentes, além de Franklin, estão o baiano tricampeão brasileiro Ciro Barreto e o ex-campeão mundial e oito vezes brasileiro Augusto Carvalho, da Paraíba.

A abertura do campeonato acontece às 15h e logo em seguida tem início a primeira rodada. Competidores de vários estados do país, como São Paulo, Rio de janeiro, Ceará, Goiás, Pará e até Rondônia, participam do certame. O árbitro oficial será Edson Duarte, com experiência internacional.

O presidente da Confederação Brasileira de Damas, Lélio Marcos Sarcedo, que também estará presente, acredita que essa competição pode reforçar a participação das damas entre os esportes integrantes das modalidades intelectuais dos Jogos Olímpicos, o que já ocorreu em Londres 2012.