Esporte

SALVADOR 464 ANOS: Corrida no Jardim de Alah movimentou o domingo

Este ano, a corrida integra as comemorações dos 464 anos de Salvador
Reação , Salvador | 24/03/2013 às 19:00
Galerão vencedora dos prêmios
Foto: Valter Pontes
O Jardim de Alah já estava lotado de atletas às 7h deste domingo (24) para a etapa Outono do Circuito das Estações 2013. O evento esportivo marcou o início da programação do Festival da Cidade, que vai até o próximo domingo (31). Cerca de quatro mil corredores, entre amadores e profissionais, participaram de corridas de 5km e 10km em dois percursos ao longo da Avenida Octávio Mangabeira.

Este ano, a corrida integra as comemorações dos 464 anos de Salvador. “A cidade merece mais eventos como esse, que deem destaque ao esporte, que popularizem mais a prática. Os soteropolitanos precisam aproveitar também a cidade por esse viés”, destacou Luiz Passos, 43, atleta amador que participa da corrida pela terceira vez.

Do outro lado da cidade, as Ruas de Lazer e Cultura deram espaço para atividades recreativas e para a música em três bairros. No Dique do Tororó e na Barra, locais que recebem sempre o projeto, o evento contou com a participação do Microtrio. A Ribeira, no antigo Beco do Cadinho, foi incluída no projeto durante o primeiro dia do Festival da Cidade.

No Dique, o projeto contou também com uma minifazenda com pôneis, coelhos, patos e minivacas e ainda com uma feira de orquídeas. No próximo domingo (31), a Rua de Lazer na Barra ganhará reforço, com a presença dos artistas do Circo Picolino.

Para o coordenador geral de Esporte da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Téo Senna. “a intenção da Prefeitura é atrair novos parceiros para que outros locais sejam inseridos do projeto Ruas de Lazer, oferecendo opções de lazer para toda a família em mais pontos da cidade”.

CHORINHO – A manhã terminou em grande estilo com a apresentação do Grupo Cultural Canto da Praça, que há oito anos leva chorinho e MPB ao Jardim de Nazaré (Praça Conselheiro Almeida Couto). Reunindo um público muito especial, formado principalmente por senhores e senhoras da terceira idade, o Canto da Praça homenageou Salvador com um parabéns em ritmo de samba, com direito a bolo preparado especialmente para a ocasião. “Mesmo morando muito longe, venho quase semanalmente e quando soube que seria um encontro especial, em homenagem ao aniversário da cidade, não poderia fazer diferente. Saí às 6h de casa, mas estou aqui, firme e forte”, comentou, animada, Lindaura Maria Nunes, de 86 anos, moradora de Periperi.

No local, o presidente da Fundação Gregório de Matos (FGM), Fernando Guerreiro, falou sobre a importância de valorizar as manifestações populares que já acontecem pela cidade. “É importante andar pela cidade e descobrir esses nichos de cultura popular com um público tão fiel e tão especial. Precisamos valorizar, apoiar e pensar melhor esses eventos e também por isso que os incluímos no Festival da Cidade”, afirmou