A estrutura da cobertura foi escolhida, de acordo com Wagner, por ser mais leve, deixando passar a luminosidade e filtrando raios solares, principalmente os nocivos à saúde
Secom , da redação em Salvador |
05/02/2013 às 13:35
Estádio se destaca no bairro de Nazaré/Dique do Tororó
Foto: SECOM GOV BA
A última lâmina da cobertura da Arena Fonte Nova foi colocada na manhã desta terça-feira (5), com a presença do governador Jaques Wagner e de representantes do Consórcio Arena Fonte Nova. O gramado já está sendo irrigado e mais da metade dos assentos estão instalados. As obras físicas do estádio estão com mais de 95% de avanço e a previsão é que sejam entregues no próximo dia 28, quando começa a fase de testes do equipamento.
A estrutura da cobertura foi escolhida, de acordo com Wagner, por ser mais leve, deixando passar a luminosidade e filtrando raios solares, principalmente os nocivos à saúde. “É uma proteção para quem estiver assistindo os jogos. Também é mais bonita do que uma cobertura pesada”. Entre as lonas, serão implantadas calhas para coletar a água da chuva. “A grama já está crescendo. Ela foi plantada com as técnicas mais avançadas. Espero que isso aqui seja uma casa da alegria, do esporte, dos shows e uma atração a mais para Salvador”.
O governador disse também que a Arena Fonte Nova será o primeiro dos estádios que foram construídos, e não reformados, a ser entregue. “Para a construção, fizemos um concurso internacional. Escolhemos o projeto arquitetônico, e duas empresas de tradição no Brasil são as que estão à frente das obras. Espero que a gente tenha tranquilidade na inauguração, prevista para março”.
Flexível, resistente e autolimpante, a lâmina da cobertura começou a ser instalada em 13 de dezembro de 2012, mobilizando uma equipe com 75 pessoas, inclusive montadores alpinistas especializados em construção civil. O material é confeccionado em plástico de alta performance, reforçado com fibra de vidro. Testes realizados nos Estados Unidos mostraram alta resistência às correntes de vento.
O diretor de engenharia da Arena Fonte Nova, José Luís Góes, explicou a importância da conclusão dessa etapa das obras. “Com esse marco, a gente passa a não ter nenhum tipo de risco de deslocamento do prazo final”. Segundo ele, o estádio será entregue com capacidade completa de operação.
“O projeto, além da inovação tecnológica, por ser o primeiro no Brasil a utilizar o big lift em sua cobertura, traz um elemento que cria uma harmonia com a estrutura da Fonte Nova”, informou Góes. Para o engenheiro, no dia 28 deste mês, as obras estarão concluídas e, no dia 31 de março, o equipamento deve ser entregue, após passar pelos testes previstos, evitando qualquer tipo de risco para o público.