Goiás vacilou, perdeu pênalti, e o Santos soube se aproveitar disse e ser campeão da copinha
Terra , SP |
25/01/2013 às 11:57
Garotada do Santos vibra com vitória por 3x1
Foto: Fernando Borges
O Santos coroou a boa campanha na Copa São Paulo de 2013 conquistando o título da competição nesta sexta-feira, data do aniversário da cidade de São Paulo. Com boa atuação das jovens revelações Neilton e Giva, a equipe santista venceu o Goiás, por 3 a 1, e conquistou o bicampeonato da competição de juniores após 28 anos de jejum - o primeiro título alvinegro foi em 1984. Muito superior na primeira etapa, o time paulista abriu dois gols de vantagem e ainda teve que superar dois sustos no início do segundo tempo para, enfim, levantar a taça novamente.
Os comandados do treinador Claudinei de Oliveira começaram a partida sufocando a equipe do Goiás. Empurrado por mais de 25 mil pessoas e com Neymar na torcida, o Santos dominou todo o primeiro tempo. Além de ter muito mais posse de bola, a equipe alvinegra criou quase todos os lances de gol. O nervosismo, porém, fazia os jogadores cometerem erros de fundamentos e não conseguirem abrir o placar.
Com forte marcação no campo ofensivo, o Santos desperdiçou boas chances de inaugurar o marcador nos primeiros minutos do jogo. Mas aos 35min, a defesa do Goiás cometeu o primeiro erro grave. Após roubar a bola da defesa, o lateral esquerdo Emerson Palmieri, um dos que deve ser promovido ao time profissional santista, fez jogada individual e foi derrunado dentro da área. Na cobrança, Pedro Castro bateu forte e superou o goleiro Paulo Henrique, que havia defendido quatro pênaltis na semifinal diante do Bahia.
O segundo gol não demorou a sair. Felipe errou na saída de bola do Goiás e perdeu a divida para Léo Citadini. Neilton pegou a sobra e arrancou em contra-ataque. O atacante invadiu a área e apenas tocou por cima de Paulo Henrique: 2 a 0, aos 38min da primeira etapa.
Apesar do domínio no primeiro tempo, a segunda etapa começou com muito sufoco para os santistas. Nos primeiros minutos o Goiás acordou e diminuiu com Arthur, que havia acabado de entrar. Aos 3min, o jogador da equipe esmeraldina recebeu na entrada da grande área, ajeitou pela direita e chutou cruzado sem dar chance para Gabriel Gasparotto. Com o gol, o Santos se perdeu em campo.
Três minutos mais tarde, a situação ficou ainda pior e o time goiano teve a chance de empatar a partida. Em lance estabanado, o zagueiro Wallace derrubou Erik na grande área e o árbitro marcou pênalti. Contudo, Liniker chutou forte no canto direito de Gabriel Gasparotto, e a bola triscou a trave pelo lado de fora: banho de água fria nos goianos.
Após superar os sustos, o time santista conseguiu voltar a criar chances e dominou a partida. O terceiro gol saiu aos 18min do segundo tempo. O atacante Giva, um dos principais destaques do time na campanha da Copa São Paulo 2013, fez bela tabela com Neilton, invadiu a grande área e não deu chances ao goleiro Paulo Henrique: 3 a 1, e título garantido.
Após ampliar a vantagem, foi a vez do Santos recuar. Erik e Paulo deram trabalho para Gabriel Gasparotto, que teve que praticar algumas defesas. Mas depois de oportunidades desperdiçadas pelo Goiás, a partida voltou ao normal para o time alvinegro. Com o jogo e o adversário sob controle, os jogadores santistas cadenciaram o jogo, esperando o tempo passar até o apito final. De um camarote no Pacaembu, Neymar curtiu toda a festa dos jovens talentos santistas. Nos minutos finais da partida, o principal jogador da equipe profissional desceu ao gramado para participar da festa alv