Esporte

BAHIA e VITÓRIA largam bem na Copa do Nordeste, por ZÉDEJESUSBARRÊTO

Expectativa geral na primeira convocação de Felipão para a nova seleção brasileira
ZédeJesusBarrêto , da redação em Salvador | 20/01/2013 às 20:54
Vitória vence o América-RN no finalzinho do jogo
Foto: TN
 Bola pinicando

   Um domingão cheio de futebol, o primeiro deste ano, 2013, o ano da Copa das Confederações  no Brasil,  da reabertura da ‘nova’ Fonte Nova, dos dois times baianos de maiores torcidas  disputando a Primeira Divisão, os amantes  da bola já respirando a Copa do Mundo de 2014 que será em campos brasileiros, inclusive com jogos em Salvador, o que nunca antes aconteceu.  Enfim um fim de semana de abertura dos campeonatos estaduais, regionais, fim de semana do começo de retomada da Copa do Nordeste, com três representantes baianos na competição. 
   *
  Goianinha

  Na tarde de domingo, mesmo sem jogar um bom futebol e sem ainda contar com a maioria dos novos contratados (tem quase um time inteiro de caras novas na Toca do Leão, inclusive três ‘gringos’) , o Vitória  foi a Goianinha, no Rio Grande do Norte, e venceu por 2 x 1 o América de Natal, de virada, com um gol de Marquinhos aos 10 minutos da segunda etapa, empatando, e outro de Nicácio, de cabeça, completando a cobrança de um escanteio, já no finalzinho da partida.   

  Estrearam pelo rubro-negro o zagueiro David Braz, o lateral Fabrício e o atacante Maranhão, que entrou na segunda etapa, mas o destaque do jogo foi, sem dúvida, o meia Marquinhos, que fez boas jogadas, meteu uma bola na trave, fez um gol e cobrou o escanteio na cabeça de Nicácio para o desempate.        
*  
  O placar mais surpreendente pela primeira rodada da Copa do Nordeste foi os 3 x 0 que o Confiança aplicou no Fortaleza, em Aracaju.  Olho nos sergipanos !
*
  Copinha

  Mas o destaque maior dos baianos no domingo da bola foi,  sem a menor dúvida, a convincente  goleada dos garotos sub-19 do Bahia, pela Copinha São Paulo de Juniores, pelo placar de 4 x 1 sobre o Grêmio  de Porto Alegre, classificando o tricolor baiano para uma das semifinais do torneio que é a maior competição sub-20 de clubes da América Latina. 

Os gols do jogo foram marcados por Railan, Maracás, Zé Roberto e Ryder. O  Bahia está invicto na competição e é o time de maior aproveitamento até agora: em seis jogos venceu cinco. Fez 16 gols e tomou apenas um.   Alguns jogadores da equipe tricolor têm enchido os olhos dos torcedores e dos empresários, de olho nas ‘promessas’  que podem render grandes negócios no futuro próximo: 

o seguro goleiro Renan, o lateral Raylan (aquele que dança fantasiado de super-homem), a ótima zaga de Robson e Maracás, o lateral esquerdo Éric, o meiocampista  Feijão, o meia- atacante Ze Roberto  e o arisco e destemido atacante Ryder. 
O próximo adversário do Bahia é o Goiás, outro clube que surpreende realizando uma ótima campanha na Copa São Paulo sub-19, em fase agora de semi-finais.   

  **
  Pituaçu
  Fim de tarde de um sábado nublado, tempo ameaçador depois de uma rápida trovoada pela manhã,  Festival de Verão bombando no Parque de Exposições e um público fraquinho, de pouco mais de seis mil pagantes viram a estréia do Bahia na Copa do Nordeste, a primeira apresentação do tricolor neste ano de ‘nova’ Fonte Nova e Copa das Confederações ...  Foi uma partida de cinco gols – Bahia 3 x 2 Itabaiana –, jogo até bom de se ver, com gols bonitos, algumas boas tramas lá e cá,  jogadas de efeito pelo  meio- campo, chapéus, canetas , uma partida que satisfez a quem estava com saudades das arquibancadas e gosta de bola jogada e redonda. 

  O Bahia, mantendo a base do ano passado e fazendo a estréia do garoto Talisca, revelação das divisões de base,  como meia ofensivo , partiu pra cima logo de começo, mas foi o time sergipano que marcou 1 x 0, depois de uma bela jogada  do atacante Forlan pela direita, cortando Titi e mandando de canhota, da entrada da área, e acertando o ângulo de Lomba que, pra variar, estava um pouco adiantado e não chegou na bola.  

O Bahia, que teve o domínio do campo e a posse da bola por maior tempo, empatou depois de uma boa trama pelo lado direito que culminou num cruzamento certeiro e rasante de Kléberson na cabeça de Diones, antecipando-se ao zagueiro na linha da pequena área– 1 x 1.  Ainda na primeira etapa Fahel , também de cabeça,  fez 2 x 1, em jogadinha aérea bem treinada, com Neto cruzando pelo alto, Titi escorando e o meia completando – 2 x 1.

  Com Jeferson em lugar de Kléberson, o Bahia entrou na segunda etapa a todo vapor. Numa boa jogada pela direita, Magno bateu de prima da entrada da área e acertou o poste. Minutos depois , pela esquerda, Magno achou Jefferson se enfiando por trás da zaga, acertou o passe e o meia encheu o pé, fazendo um golaço – 3 x 1.   A partir dos 15/20 minutos o Bahia caiu fisicamente (início de temporada)  e o Itabaiana, melhor preparado (treina desde novembro), tomou conta do jogo, ameaçando e forçando Lomba a fazer boas defesas. O segundo gol dos sergipanos aconteceu após pênalti  de Titi numa bola dividida na área.

*

Destaques: a torcida gostou da apresentação do menino Talisca, com bom domínio, passes inteligentes, visão de campo; do meia Jéfferson, canhoto, enquanto teve pernas; de Kéberson, da seriedade de Fahel, do suor de Souza...  da esperteza do garoto ítalo Melo, mas também riu e vaiou as trapalhadas do avante Thuram que, aqui pra nós,  não tem condições de vestir a camisa de um time profissional. 
*
  Jorginho fora? 

  Logo que foi encerrada a partida, ainda nos vestiários, algumas notícias para o torcedor:  a primeira, de inquietar um pouco, é a possível saída do treinador Jorginho, que teria recebido um convite do presidente da CBF para assumir a seleção brasileira sub-20, a mesma que, nessa semana que passou, deu vexame na Copa Sulamericana, em campos argentinos, sendo desclassificada depois de levar 2 x 0 e um passeio do Peru.  O treinador  Jorginho viajaria ainda no domingo para ouvir a proposta e fechar, ou não, com a CBF. Ainda não há nomes cogitados para substituí-lo no comando do tricolor. 

A outra notícia divulgada pelo clube é a contratação do zagueiro Demerson, 26 anos, que atuou  pelo Coritiba e do lateral esquerdo Magal, de 25 anos, dispensado pelo Flamengo. O presidente do clube, Marcelinho Guimarães, prometeu  também o possível retorno do atacante Adriano (o tal Michael Jackson)  e a vinda de um centroavante que possa fazer sombra a Souza, até porque o tal Thuran, pelo que se viu, é uma piada do gerente de futebol, o Angioni.
** 
  Sassá

  Ainda pela Copa do Nordeste, no sábado à tarde, o nosso terceiro representante na competição, o Feirense, enfrentou o Campinense, em Feira de Santana, esteve à frente do marcador por duas vezes mas cedeu o empate em 2 x 2, no final. Não foi um bom resultado, dentro de casa.  Quem sabe, com a aquisição do feioso atacante Sassá possa se recuperar nos próximos jogos. É aquele mesmo que foi artilheiro do baianão e foi pra um timeco de Portugal. Agora está de volta, contratado pelo Bahia e emprestado ao Feirense.  Entre os gajos irmãos da Europa o Sassá não apareceu. 

**

 Vergonha

  A atuação da seleção brasileira sub-20 nos campos argentinos pela Sulamericana foi desastrosa e preocupante.  Empatou com o Equador, levou 3 x 2 do Uruguai, venceu a Venezuela por 1 x 0, gol de pênalti duvidoso e tomou uma baile do Perú , 2 x 0, desclassificando-se ainda na primeira fase da competição.  
Ora, como bi-campeã, a seleção brasileira era tida como uma das favoritas.  Mas  mostrou-se em campo um time mal convocado, mal escalado, sem qualquer padrão de jogo, com uma defesa burra e pesadona, um meio campo sem um mínimo de técnica e criatividade, e um ataque que em nenhum momento da competição assustou. Não mostrou futebol.  

Mas... alguém sabe, por acaso, o  nome do treinador (?) da tal equipe que foi disputar a competição?  Se é assim que a CBF está encarando o futuro do futebol brasileiro, estamos fritos. Por essas e outras estamos na 18ª posição do ranking da FIFA, de seleções profissionais.  E olha que somos penta-campeões do mundo e teremos este ano uma Copa das Confederações aqui no Brasil e , paroano, a Copa do Mundo.  Até ágoras não temos time, não há uma equipe definida. A esperança está nas mãos do velho Felipão !  Quem sabe ?      
*
  Felipão

   Falando em Felipão, há uma expectativa em torno da sua primeira convocação para seleção/2013, em função do amistoso programado para o começo de fevereiro em Londres, contra o selecionado Inglês.  Claro que o treinador, assessorado pelo também vivido Parreira, vai manter a base do time que vinha atuando com Mano Menezes, mas, com certeza, teremos caras novas, jogadores  mais identificados com o jeitão que o Felipão gosta.  

   Quem sabe um novo goleiro ?   Ou alguém mais tarimbado na zaga, ou pelo meio campo?  Teremos novos atacantes, mais decisivos?  Veremos.  A dupla Felipão/Parreira  vai ter uma meia dúzia de bons amistosos, com equipes fortes, para dar um novo padrão de jogo à equipe que vai disputar a Copa das Confederações em junho.  Lembrem-se, teremos um Brasil x Itália valendo pontos na nova Arena Fonte Nova; casa cheia !  A bola já está rolando, pinicando na grande área !