As primeiras mudas do gramado da Arena Fonte Nova começaram a ser plantadas nesta quarta-feira (16). A grama Bermuda, do tipo Celebration, vai ocupar uma área de nove mil metros quadrados. Desde a colheita até o momento do plantio, as mudas são mantidas refrigeradas a 13 graus. Se não estiver na temperatura adequada, a planta não tem uma boa aderência ao solo, por isso todo o cuidado é tomado.
Os ramos vivos são jogados na área que passa por um nivelamento, como colocação das tubulações e drenagem que possui três camadas: uma camada de 20 cm de brita, outra com 20 cm de areia, e o topsoil, uma mistura de areia, material orgânico e fibras de plástico. Nesta camada final é plantada a grama.
“No material orgânico é onde a grama vai encontrar os nutrientes necessários, além disso, a fibra de polipropileno vai ajudar a dar resistência ao enraizamento da grama. Junto com a areia e o material orgânico, acaba diminuindo o arrancamento dela e se torna uma superfície mais segura para os jogadores, evitando impacto e torções”, disse o diretor de Engenharia da Arena Fonte Nova, José Luiz Góes.
O gramado deve ser concluído no dia 20 deste mês e vai passar por irrigação, com 35 pontos ao longo do campo, que terá 105 metros por 68 metros, com uma distância de apenas 10 metros nas laterais e 12,30 metros nas linhas de fundo.