A Espanha tem mais uma conquista para sua impressionante coleção recente. O técnico Vicente del Bosque, comandante da seleção ibérica desde 2008, recebeu nesta segunda-feira no Fifa Gala o prêmio de melhor treinador do mundo em 2012, ano em que conquistou a Eurocopa. Além da Eurocopa, Del Bosque conquistou com a Espanha a Copa do Mundo de 2010.
Del Bosque superou dois concorrentes de peso: José Mourinho, comandante do Real Madrid e atual campeão espanhol, e Pep Guardiola, que deixou o Barcelona após trabalho histórico e passou metade do ano de férias depois de chegar o clube catalão. Guardiola e Mourinho, inclusive, foram os vencedores das outras duas edições do prêmio, com o português sendo o homenageado em 2010.
Del Bosque, 62 anos, assumiu a Espanha após a saída de Luís Aragonés, que venceu a Eurocopa de 2008. Antes disso, o técnico conquistou com o Real Madrid dois Campeonatos Espanhóis, duas Ligas dos Campeões, um Mundial Interclubes, uma Supercopa da Espanha e uma Supercopa da Uefa.
"Para mim é um orgulho representar a seleção espanhola. Primeiro gostaria agradecer jogadores da seleção espanhola, tiveram comportamento excelente. Também quero agradecer federação e aos treinadores com quem trabalhei. Quero pedir para defender o futebol, cuidá-lo e protegê-lo, sobretudo com ética", disse Del Bosque.