O tricampeão mundial de Fórmula 1 Sebastian Vettel seria a primeira escolha da Ferrari caso a equipe precise um dia substituir o espanhol Fernando Alonso, disse o presidente da escuderia Luca di Montezemolo.
O piloto da Red Bull foi várias vezes ligado à Ferrari ao longo desta temporada, inclusive com rumores de um pré-contrato para 2014, embora o piloto alemão de 25 anos e sua equipe tenha buscado afastar as especulações.
Em declarações dadas na fábrica da Ferrari em Maranello, Montezemolo não deixou dúvidas sobre a admiração que a equipe italiana tem para Vettel.
"Se por qualquer razão, Fernando Alonso tiver de sair um dia, talvez porque ele queira se aposentar no Havaí com sua namorada, então eu quero Vettel", disse o dirigente à mídia alemã, segundo o jornal Gazetta dello Sport.
"Sebastian é um piloto potencial da Ferrari no futuro."
Se Vettel e Alonso serão um dia companheiros de equipe na Ferrari, ainda é uma dúvida, embora Montezemolo tenha dito que não quer ter "dois galos no mesmo galinheiro", mas sim "dois pilotos que corram para a Ferrari e não para si próprios".
Montezemolo disse que Alonso, Vettel e Lewis Hamilton estão claramente acima dos demais na Fórmula 1 e que ele prefere o piloto da Red Bull ao britânico citando, entre suas justificativas, o fato de Vettel ser mais novo que Hamilton.
Vettel também foi altamente recomendado pelo heptacampeão mundial Michael Schumacher, também alemão, que ganhou cinco título seguidos com a Ferrari.
Hamilton, campeão mundial em 2008, estará na Mercedes na próxima temporada após seis anos com a McLaren. Ele fará 28 anos em janeiro.
O bicampeão mundial Alonso, de 31 anos, tem contrato com a Ferrari até o final de 2016.
"Estou imensamente satisfeito com Alonso. Ele é mais que um piloto, ele é uma figura-chave. Ele se encaixa perfeitamente na maneira que o time trabalha", disse Montezemolo sobre o espanhol, que foi vice-campeão do mundo neste ano, atrás de Vettel.