Esporte

Empresa vai construir piscina de ondas em Sochi

Empreendimentos alimentam antigo sonho do surfe de se tornar um esporte olímpico
, da redação em Salvador | 20/12/2012 às 19:21
Projeto idealizado por Slater
Foto: Reproducao

Poucos dias depois de Kelly Slater lançar o site de seu projeto de piscina de ondas, uma empresa americana deu um passo além: anunciou a construção de três novos modelos. A série Perfect Swell começou a ser construída em um resort em Sochi, cidade que em fevereiro de 2014 receberá os Jogos Olímpicos de Inverno. Os empreendimentos alimentam o sonho do surfe de entrar nas Olimpíadas.

A Perfect Swell será capaz de produzir até dez ondas tubulares por minuto. E permitirá que os surfistas controlem a sessão através de telefone ou por um aplicativo para ipad e iphone. Direção, tamanho e intensidade podem ser modificados.

O projeto idealizado por Slater foi iniciado em um piscina de teste em Los Angeles, em 2010, e promete uma "onda sem fim". O segredo seria o sistema "Hydrofoil", em uma piscina circular, sem que água ou ar sejam bombeados. A piscina deve ser construída em Pimpama, na Gold Coast australiana. O surfista patenteou o sistema nos EUA.

A Associação Internacional de Surfe (ISA) tenta incluir o esporte no programa olímpico desde 2000, quando os Jogos foram em Sydney, na Austrália. A necessidade de a sede ter praia com boas ondas, porém, é a maior barreira. O problema, segundo a ISA, seria resolvido com piscinas de ondas ou com ajuda de países vizinhos.

Para virar olímpico, o esporte precisa ser praticado em 70 países - de quatro continentes. A previsão para 2020, quando tentará mais uma vez entrar no programa olímpico, é que o surfe tenha 47 milhões de praticantes em todo o mundo.