Se nas pranchinhas o tão sonhado título mundial custa a sair, no stand up paddle (SUP), o surfe a remo, o Brasil precisou de apenas três anos para ter o seu primeiro campeão. Nesta segunda-feira, em uma final 100% verde-amarela nas Ilhas Virgens Britânicas, o santista Leco Salazar derrotou o carioca Caio Vaz na última etapa do SUWT para terminar o ano como o número 1 do esporte.
- Cheguei pressionado nessa etapa, sabendo que precisava ganhar para ser campeão, mas deu tudo certo. Estou muito feliz. Eu e o Caio entramos felizes por estarmos surfando a final juntos. Somos grandes amigos. Nos divertimos pegando altas ondas - comemorou Leco.
Filho mais velho do lendário Picuruta Salazar, Alex foi vice-campeão mundial em 2011. Esse ano, ele chegou à última etapa do circuito na segunda posição geral, atrás do americano Sean Poynter e seguido de perto pelo bicampeão da categoria, o havaiano Kai Lenny.
Depois de ver seus rivais serem eliminados, Leco deu um show na decisão e derrotou Caio por 16,5 (de 20 possíveis) a 13,5.
- Quero agradecer muito ao meu pai, que sempre me apoiou, me ensinou tudo, à minha família, minha namorada, meus patrocinadores. Todos importantes para que eu chegasse até aqui - disse o filho do dez vezes campeão brasileiro profissional de longboard.
Uma das grandes revelações do SUP brasileiro, Caio Vaz, de apenas 18 anos anos, será um dos participantes do reality esportivo "Nas Ondas do Rio", que será exibido neste domingo no Esporte Espetacular.