O Chelsea viveu um “fim do mundo” neste domingo, na decisão do Mundial de Clubes. Essa é a análise bem humorada de grande parte da imprensa inglesa, que destaca neste domingo a vitória por 1 a 0 da equipe brasileira sobre o Chelsea, no Estádio Internacional de Yokohama, no Japão.
A manchete “fim do mundo” ganha destaque neste domingo no site de dois diários ingleses, o Daily Mail e o Daily Mirror. Este último ainda cita o atacante da equipe vice-campeã, o espanhol Fernando Torres, escrevendo: “o Corinthians bate o Chelsea após dois erros de Torres”.
A principal chance de Torres na partida ocorreu aos 40min do segundo tempo, quando a defesa alvinegra falhou após bola alçada na área. Ele chutou para a defesa à queima roupa do goleiro Cássio. Àquela altura, o time alvinegro já vencia por 1 a 0, graças ao gol do centroavante peruano Paolo Guerrero, aos 24min da mesma etapa.
Também comentando o jogo, o jornal The Daily Telegraph analisa que “o Chelsea merecidamente perdeu a final do Mundial para o Corinthians, que mostrou mais desejo”. O diário cita ainda a “temporada de grande misérias” da equipe, que já havia sido eliminada na fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa.
A má campanha no início da temporada europeia resultou, em novembro, na demissão do técnico italiano Roberto di Matteo para a contratação do espanhol Rafa Benítez. “Benítez foi trazido porque o clube sentia que faltava a Di Matteo expertise tática, mas o Chelsea foi um time brasileiro bem mais organizado levar vantagem”, prossegue o diário. O site da rede estatal britânica BBC também destaca Benítez, lembrando que ele “falhou” na tentativa de conquistar o primeiro título pela equipe de Londres.
O diário The Sun, por sua vez, faz um trocadilho com a cidade japonesa onde aconteceu a final do Mundial, usando o título: “Yoko oh no! O sonho dos 'Blues' de conquistar o mundo em farrapos após derrota para os garotos do Brasil”.
Já o jornal The Guardian, em avaliação mais séria, escreve que a “excursão do Chelsea para o outro lado do mundo terminou em decepção e lívida frustração”. O periódico ressalta que “Benítez e seus jogadores (foram) deixados derrotados e desmoralizados” depois da derrota para o Corinthians.