A Vans World Cup of Surfing foi iniciado nesta terça-feira, em ondas de até 2 metros no pico de Sunset Beach, North Shore de Oahu, Hawaii.
Os brasileiros não tiveram atuações expressivas, mas três deles avançaram à segunda fase da etapa Prime do circuito mundial.
O paraibano Jano Belo, o catarinense Ricardo dos Santos e o paranaense Peterson Crisanto garantiram o segundo lugar em suas respectivas baterias.
A melhor pontuação entre eles ficou por conta de Ricardinho, autor de 6.50 e 4.67 no duelo vencido pelo havaiano Kekoa Bacalso.
Já os paulistas Thiago Camarão e Caio Ibelli se deram mal e foram eliminados da prova.
Na segunda fase, o Brasil ganha os reforços de Jean da Silva, Wiggolly Dantas, Alex Ribeiro, Filipe Toledo, Jessé Mendes, Willian Cardoso, Hizunomê Bettero e Tomas Hermes.
Tops da elite mundial, os atletas Jadson André, Miguel Pupo, Raoni Monteiro, Heitor Alves e Gabriel Medina entram em ação na terceira fase.
Os destaques da aperture da Vans World Cup of Surfing foram os havaianos Joel Centeio e Pancho Sullivan, o marroquino Ramzi Boukhiam e os australianos Tom Whitaker e Matt Banting.
Whitaker arrancou a maior nota do dia (9.00), enquanto Pancho registrou o maior somatório ao totalizar 15.50 pontos em 20 possíveis.
A próxima chamada para avaliação das condições do mar acontece nesta quarta-feira, às 15:30 horas (horário de Brasília).
A previsão é a de que o swell perca força e volte a ganhar pressão na tarde de sexta-feira.