Flávio Cardoso, que participou de todas as edições, completou a prova em 2h16min
Darana Comunicação , da redação em Salvador |
25/11/2012 às 19:44
Flávio Cardoso em ação
Foto:
Em cinco anos, esta é a primeira vez que um baiano vence a prova do 5° Desafio Ciclístico de Salvador. Flávio Cardoso, 32 anos, baiano radicado em São Paulo, completou os 100 km em 2h16min e faturou o prêmio de R$ 7 mil. A segunda colocação ficou com o cearense Antônio Nascimento, que chegou apenas dois centésimos de segundos atrás. A dupla, que liderou a prova a maior parte do tempo, compete pela Funvic (Fundação Universitária Vida Cristã), de Pindamonhangaba (SP). O Desafio aconteceu na manhã deste domingo, 25, nas principais ruas e avenidas de Salvador. Além deles, completaram o pódio desta edição Eriberto Medeiros, Emerson Silva e Andrei Costa, que concluíram o circuito em 2h17min, com diferença de centésimos de segundos.
Sol, calor e vento. O que poderia ser um conjunto de atrativos perfeito para atrair o turista que vem à capital baiana, se tornaram as maiores barreiras enfrentadas pelos 72 atletas inscritos. “Eu trabalho sempre para ganhar a prova e, sem dúvida, o sol, o vento e as subidas foram as maiores dificuldades que encontrei”, afirma Cardoso que treina há 17 anos e compete profissionalmente há sete. E este ano, já participou de cerca de 15 disputas. E ao longo da carreira, venceu provas importantes como o Tour do Brasil de Ciclismo.
Para Nascimento, que participou das três ultimas edições do desafio, o fato de correr em eventos em várias partes do mundo ajuda na adaptação. “Apesar do calor, estava tranqüilo”, disse. Mesmo com a “fuga” no início da prova, só achou que fosse ser um dos primeiros colocados na reta de chegada. “Vi que estava definido nos últimos dois quilômetros, porque em corrida acontecem muitos imprevistos”, completou. Para alcançar este resultado, ele cumpre de 25 a 30 horas de treinos semanais. Esta é sua melhor classificação no Desafio.
O 5° Desafio Ciclístico de Salvador é uma realização da Federação Baiana de Ciclismo e IBDE – Instituto Brasileiro Desenvolvimento do Esporte. Tem o patrocínio do Governo do Estado, através do Faz Atleta, e da Perini. Também conta com o apoio da Prefeitura de Salvador, através da SECULT.
Sobre a prova
Esse ano, a corrida teve largada na Igreja do Bonfim mais cedo, às 7h. A partir daí, passou pelo Dendezeiros, Mares, Calçada, Túnel, Bonocô, Iguatemi, Avenida Tancredo Neves, Avenida Paralela (duas voltas), Viaduto Luiz Eduardo Magalhães, Avenida Paralela, Avenida Orlando Gomes, Orla, Boca do Rio e Jardim de Alah. Os ciclistas percorreram cerca 100 km.