Esporte

VITÓRIA SAI DO SUFOCO E GOLEIA O AMÉRICA MINEIRO COM CHUVA DE GOLS

O triunfo conquistado em Salvador deixou o Vitória com 69 pontos na vice-liderança
Gazeta Esportiva , Salvador | 06/11/2012 às 23:02
William, ex-Santos, comemora Vitória 5x3 Américo MG
Foto: Gazeta Press

A pressão da torcida e a turbulência no ambiente atrapalharam o Vitória nas últimas rodadas. Entretanto, com a estreia do técnico Paulo César Gusmão, a crise não ganhou novos capítulos. Na noite desta terça-feira, o clube rubro-negro sofreu, mas venceu o América-MG pelo placar de 5 a 3, no Estádio do Barradão, e subiu para a segunda colocação no Campeonato Brasileiro da Série B, alcançando um passo importantíssimo para o retorno à elite do futebol nacional.

O triunfo conquistado em Salvador deixou o Vitória com 69 pontos na vice-liderança. Com cinco pontos de vantagem em relação ao São Caetano, quinto colocado, o time baiano precisa de apenas mais uma vitória e um empate, nos últimos três jogos, para retornar à Série A. O América-MG, já eliminado das chances de subir de divisão, permanece com 50 pontos, na nona posição.

Perto de conquistar o acesso à elite do futebol brasileiro, o Vitória retorna a campo já neste sábado. A partir das 16h20 (de Brasília), a equipe rubro-negra encara, no interior de São Paulo, o Guaratinguetá, ainda vivo na briga para evitar a queda à Série C do Brasileiro. O América-MG, cumprindo tabela até o final da temporada, recebe no Estádio Independência, em Belo Horizonte, o ABC-RN.

Para acabar com a má fase do time na temporada, os jogadores baianos começaram a partida em ritmo alucinante e foram premiados com um pênalti logo aos 5min. Na cobrança, o volante Uellinton buscou o canto, exagerou na dose e mandou a bola para fora, aumentando a pressão da torcida.

Sem se abater, o time de Salvador seguiu pressionando, até que, em lance de insistência, Nino Paraíba chutou cruzado para vencer o goleiro Neneca e abrir o placar aos 11min. Minutos mais tarde, porém, novo choque para os baianos. Marquinhos Paraná cruzou na medida e o artilheiro Fábio Júnior, aos 17min, testou firme para deixar tudo igual.

De volta dos vestiários, o Vitória voltou a investir na pressão nos minutos iniciais e voltou a comemorar a marcação de um pênalti. Sem vacilar, o centroavante William soltou a bomba no meio do gol e recolocou a equipe da casa em vantagem aos 5min. Para acabar com qualquer reação mineira, o garoto Willie resolveu chamar a responsabilidade no Barradão e decidiu a partida em menos de dois minutos.

Primeiro, de fora da área, o meia aproveitou os espaços da defesa e soltou uma pancada, aos 16min, para fazer o terceiro dos mandantes. Um minuto depois, o camisa 10 entortou a marcação, arrancou pela direita e encobriu Neneca com muita classe.

Na reta final da partida, o América tentou se recuperar e, depois de parar nas mãos de Deola, o meia Rodriguinho aproveitou falha do goleiro na hora de cortar cruzamento e soltou o pé para descontar. Aos 39min, o time visitante Coelho retornou de vez à partida e, após pênalti cometido por Michel, Fábio Júnior bateu com perfeição e chegou ao 14º gol na Série B. Nino Paraíba, entretanto, marcou um golaço nos acréscimos e fechou o marcador.

Com informações da Gazeta Esportiva