Nos dias 02, 03 e 04 de novembro a cidade também recebe a Quarta e Quinta Etapas do Baiano de Velocidade na Terra e as inéditas Copa Bahia de Kart Cross e Fórmula Tubular
Tasso Franco , da redação em Salvador |
30/10/2012 às 12:07
Pela primeira vez Salvador vai sediar a Copa Brasil de Velocidade na Terra. Além dela, durante os dias 02, 03 e 04 de novembro, a orla marítima vai receber etapas do Baiano de Velocidade na Terra e as inéditas Copa Bahia de Kart Cross e Fórmula Tubular, que serão realizadas no Circuito de Automobilismo Erinaldo Matias, o Pernambuco, na Boca do Rio (ao lado do Aeroclube Plaza Show).
É a terceira Copa Brasil de Velocidade na Terra realizada na Bahia. Antes dela, foram realizadas duas edições em Camaçari. Serão três dias de adrenalina a 50 metros da praia com uma excelente infraestrutura, praça de alimentação, banheiros e espaço para cerca de oito mil pessoas, com visão de 100% do circuito.
Para presidente do Clube de Automobilismo da Bahia (CAB), Aureliano Campos, o Lelo Bala, Salvador tem potencial para sediar outras provas. “É com muita felicidade que estamos preparando essas provas. A expectativa é que a competição sirva como abertura de portas para a cidade receber novas provas”, declara.
O Evento conta com o patrocínio da Distribuidora de Combustíveis Petrobahia S.A, do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia e FazAtleta e apoio da Prefeitura Municipal de Salvador. Com a supervisão da CBA e FAB.
A Copa Brasil de Velocidade na Terra e o Campeonato Baiano de Velocidade na Terra são realizações do Clube de Automobilismo da Bahia, supervisionados pela Federação de Automobilismo da Bahia e pela Confederação Brasileira de Automobilismo.
Tubular – É uma competição que revela pilotos de alto nível, como Luiz Razia, vice-campeão da GP2, principal categoria de acesso a Fórmula 1. A Fórmula Tubular, também conhecida como AutoCross, se caracteriza por utilizar carros com gaiolas tubulares com motores de carro. A pista utilizada para a competição é a mesma do Kartcross, ou seja, pista de terra de 800 a 2000 metros. Os motores utilizados são Motor a Ar Volkswagem (de Fusca) Preparado Ou Motor AP600 (santana).
“É uma competição que movimenta o oeste baiano, com disputas intensas. Esta será uma oportunidade dos soteropolitanos verem de perto esta modalidade, onde os veículos podem chegar a 150 km/h”, afirma Ricardo Basso, tri-campeão baiano e bi-campeão brasileiro da categoria.
Kart Cross - No caso das provas de KartCross, os carros se diferenciam dos demais pelo uso de motores de motos. Três categorias podem competir em kartcross: o kartcross 125cc, o kartcross 200cc e o kartcross força livre ate 400cc. As competições ocorrem em pistas de terra de 800 a 2000 metros. Competem karts com gaiolas específicas para o kartcross.