Bellucci enfrentou 17 vezes tenistas que estavam entre os dez primeiros colocados e venceu cinco partidas: Fernando Verdasco (9º), Andy Murray (4º), Tomas Berdych (7º), David Ferrer (6º) e Janko Tipsarevic (8º). O 34º do ranking também fez jogo duro contra Federer, no Masters 1000 de Indian Wells e levou um set para o tie-break contra Rafael Nadal, em Wimbledon.
"Ele é um bom jogador", afirmou Federer ao site oficial da ATP. "Tem um bom serviço, muita intensidade e toma boas decisões jogando no fundo. Ele é forte e geralmente joga bem contra os melhores tenistas. Foi uma partida muito equilibrada e estou feliz por ter vencido".
O suíço diagnosticou que o problema contra Bellucci foi a devolução. O campeão de 17 torneios de Grand Slam conseguiu apenas 25 pontos no serviço do brasileiro, aproveitamento de 28%. "Ele é canhoto e isso muda um pouco. Mesmo assim eu esperava mais", explicou.
Federer tenta defender o título na Basileia para não deixar o sérvio Novak Djokovic se aproximar da liderança. A diferença está atualmente em 195 pontos. O número 1 do mundo defende mais 2500 no Masters 1000 de Paris e no ATP Finals de Londres.