A mobilização de brasileiros pelas redes sociais para protestar contra a derrota de Gabriel Medina para Julian Wilson no Rip Curl Pro Portugal foi notícia e lotou os fóruns dos principais sites especializados em surf na Austrália.
O Swell.net publicou a matéria intitulada "A Call to Arms" (Chamada para a Guerra) com algumas das dezenas de montagens feitas por internautas brasileiros nas redes sociais com críticas à ASP (Association of Surfing Professionals).
O texto abre com a declaração de Julian Wilson logo depois da virada polêmica: "Parabéns ao Gabriel. Ele teve um evento incrível, obteve scores altos e não há razão para baixar a cabeça".
A matéria destaca o fato de que, pela primeira vez, queixas contra o julgamento da ASP superam limites regionais para ganhar o mundo.
Um detalhe: havaianos, norte-americanos e até mesmo australianos posicionam-se claramente ao lado de Medina, que desabafou e criticou a decisão dos juízes abertamente depois da derrota em Supertubos.
O Swell.net ainda destaca que o assunto ASP foi o mais comentado da semana no Facebook, com 20.908 tópicos relacionados. Ao final da reportagem, o site, ironicamente, instiga os australianos "exageradamente patrióticos" para que se expressem no fórum.
Já o site Surfing Life comenta a chuva de comentários nas matérias sobre o campeonato e resgata o episódio "Floatergate", ocorrido durante as quartas-de-final entre Owen Wright e Adriano de Souza na etapa do Rio de Janeiro, quando o brasileiro venceu de maneira controversa e a ASP lançou uma nota inédita para justificar o resultado.
O Surfing Life ainda tenta responder de maneira prática alguns dos temas mais presentes nos comentários dos internautas revoltados. São respostas a temas como "Não é a primeira vez que a ASP rouba os títulos dos surfistas brasileiros".
Entre os comentários nos fóruns, uma mescla de indignação e revolta dos próprios usuários contra a decisão da ASP, além de alguns ao lado do surfista australiano, e que também criticam a decisão de Medina de abandonar o pódio antes de Julian levantar o troféu.